O Google Maps tem uma função que torna os percursos a pé muito mais intuitivos. Embora haja cada vez mais opções, o Google Maps continua a ser o rei das aplicações de navegação. Mas, mesmo sendo a aplicação mais utilizada, há funções que nem toda a gente conhece, eu a primeira. Hoje vamos falar de uma opção que torna o Google Maps muito mais intuitivo em percursos a pé.
O Google Maps a pé não é igual ao Google Maps de carro
É algo óbvio, mas o simples facto de o carro se mover mais rapidamente facilita muito saber em que direção temos de ir. Quando usamos as rotas a pé, às vezes o ponteiro não se move até percorrermos uma distância considerável e, se nos enganarmos na direção, teremos de voltar por onde viemos. Confesso que isso já me aconteceu várias vezes.
Além disso, embora geralmente a bússola nos indique a direção sem que tenhamos de nos mover, levante a mão quem nunca teve problemas com isso. Muitas vezes a bússola não funciona bem e é necessário calibrá-la. Com esta função, acabam-se as dores de cabeça.
A realidade aumentada ao resgate
Se você for seguir uma rota a pé, o Live View é o seu melhor aliado. Trata-se de uma função que usa realidade aumentada e nos indica por quais ruas devemos continuar de uma forma muito mais visual e intuitiva. Para ativá-la, basta clicar no botão da câmara que aparece nos ícones à direita da tela.
Quando ativar o Live View pela primeira vez, aparecerá um aviso como o que pode ver acima e também terá de aceitar as permissões da câmara. Em seguida, será solicitado que aponte a câmara para o seu entorno para poder “digitalizar” os edifícios e, uma vez concluído, verá uma seta sobreposta à imagem que indica por onde deve continuar a caminhar.
O Live View é uma função veterana no Google Maps (chegou em 2019) e está disponível em todas as áreas onde temos a opção de usar o Google Street View. No entanto, não é uma opção muito conhecida e, pelo menos para mim, tem sido muito útil, especialmente quando estou a viajar por cidades novas.