Certamente, em mais de uma ocasião já notou um cheiro estranho no seu frigorífico e, sejamos sinceros, não há nada mais desagradável do que abrir a porta e sentir uma mistura de alimentos, frutas estragadas ou restos de comida a inundar a sua cozinha. Infelizmente, este problema é mais comum do que pensamos, mas há uma solução fácil. E não, não me refiro a usar alguns desses produtos de limpeza que podemos encontrar no supermercado. Existe uma alternativa muito mais económica para eliminar o mau cheiro do frigorífico.
1. O aliado perfeito
Parece mentira, mas a rolha de vinho pode ajudar-nos com este problema. Em vez de a deitar no lixo assim que abre a garrafa, este simples objeto pode tornar-se o aliado perfeito.
2. Um grande poder absorvente
O melhor deste truque é que é tão simples quanto eficaz. Para se livrar do mau cheiro, basta colocar uma rolha dentro do frigorífico, ou, na sua falta, vários pedacinhos espalhados pelas gavetas e prateleiras. No dia seguinte, poderá verificar que não há mais vestígios desse cheiro indesejável. E como é que funciona tão bem?
O truque está na composição da cortiça. Geralmente, estes objetos são feitos de um material altamente poroso, pelo que acabam por absorver os aromas como se fossem esponjas.
3. Qual é a magia?
O principal responsável é a suberina, uma substância que confere à cortiça a sua elasticidade e impermeabilidade típicas e que, além disso, a torna um desodorizante natural.
4. Mais detalhes
Se quiser levar este truque para o próximo nível, a melhor forma de o fazer é impregná-lo com algum óleo essencial. Por exemplo, aromas que funcionam muito bem neste tipo de ocasiões são os frescos ou cítricos, pelo que pode optar por algum de limão ou laranja.
No entanto, certifique-se de que o óleo que utiliza é comestível ou de uso cosmético para garantir a segurança alimentar.