A proposta estabelece uma série de objetivos ambiciosos, como a expansão do negócio de robotáxis e o aumento do valor de mercado da empresa para pelo menos 8,5 biliões
A Tesla atrai Elon Musk com um bónus estratosférico de um bilião de dólares (cerca de 855 mil milhões de euros à taxa de câmbio). A proposta, concebida para o incentivar a dirigir a empresa durante os próximos anos, estabelece uma série de referências ambiciosas que ele deve cumprir para receber o pagamento total, incluindo a expansão do negócio de robotáxis da Tesla e o crescimento do valor de mercado da empresa para pelo menos 8,5 biliões de dólares (7,2 milhões de euros) a partir de cerca de 1 bilião de dólares (850 mil milhões de euros) atualmente. O plano abrange 10 anos.
As ações adicionais que Musk poderia receber elevariam a sua participação na fabricante de veículos elétricos para pelo menos 25%, de acordo com os termos detalhados na declaração de representação da Tesla na sexta-feira, segundo informações recolhidas pela Bloomberg. O plano oferece a Musk um ganho inesperado e maior controlo da empresa, depois de um tribunal de Delaware ter anulado o seu pacote de 2018, avaliado em mais de 50 mil milhões de dólares (42,8 mil milhões de euros).
Enquanto a Tesla recorre dessa decisão, o conselho está a procurar outras formas de compensar o seu diretor executivo, incluindo uma atribuição provisória de ações no início de agosto avaliada em cerca de 30 mil milhões de dólares (25,673 mil milhões de euros).
Os incentivos do novo plano visam manter Musk focado na Tesla enquanto esta busca crescimento em mercados mais novos, como robótica e inteligência artificial.
O pedido de representação de sexta-feira também incluía uma proposta não vinculativa dos acionistas para que a Tesla adquirisse uma participação na startup xAI de Musk, uma ideia que Musk já havia discutido anteriormente.