São excelentes aliadas dos nossos frigoríficos, especialmente se tivermos um modelo pequeno em casa que fica aquém no verão
Todos os verões, com a chegada do calor, muitas vezes parece que o nosso frigorífico não dá mais conta do recado, tendo que recorrer à ajuda de outros aparelhos externos, como geladeiras auxiliares portáteis elétricas com capacidade extra de congelamento ou máquinas de gelo para fazer raspadinhas.
E um desses eletrodomésticos que permite ampliar as possibilidades de produzir frio para armazenar alimentos são as máquinas de fazer gelo, equipamentos que oferecem vantagens interessantes e são mais úteis do que parecem.
Máquinas de gelo para uso doméstico: estas são as suas vantagens
As máquinas de gelo domésticas são equipamentos compactos que servem para fabricar rapidamente cubos de gelo de diferentes formas e tamanhos, utilizando eletricidade e sem recorrer ao frigorífico convencional que já temos em casa.
Geralmente, não consomem muita energia, com valores inferiores a 150 watts, e são muito fáceis de manusear. Basta encher um depósito com água e carregar no botão de ligar para começar a fazer gelo. A sua capacidade de congelação é elevada, medida em quilos de gelo a cada 24 horas, e permite fazer cubos que, em geral, terão um tamanho entre 3 e 3,5 cm, com lotes que começam a ficar prontos em cerca de 10 minutos, dependendo do modelo.
A primeira coisa que podemos considerar é se vale a pena ter uma destas máquinas em casa em vez de comprar sacos de gelo no supermercado. É uma questão que cada um terá de avaliar individualmente, pois dependerá dos quilos de gelo que usamos por semana e de outros fatores, como a comodidade de uso e transporte.
Tendo em conta que estas máquinas custam a partir de cerca de 90 euros e que o preço de um saco de gelo é normalmente de cerca de 0,90 por dois quilos (0,45 euros por quilo), para amortizar apenas a máquina teríamos de fazer cerca de 200 quilos de gelo, sem contar com o custo da eletricidade, que, como já dissemos, é reduzido, nem com o preço da água. Assim, se o uso for muito pontual, talvez demoremos muitos anos a amortizá-la. Mas têm mais vantagens que talvez nos façam interessar em comprar uma:
- Podemos fazer cubos de gelo com água mineral, controlando as condições higiénicas, sem perder a cadeia de frio e evitando que cheguem derretidos. Além disso, enquanto tivermos água e eletricidade, nunca ficaremos sem cubos de gelo em casa.
- Também podem ser úteis em situações em que o nosso frigorífico não tem mais capacidade, tem pouca capacidade de congelamento, está sempre cheio, precisamos de ajudá-lo a arrefecer colocando gelo no seu interior ou demora muito tempo a congelar as formas para fazer gelo.
- Ter cubos extra assim que precisarmos, sem esperar mais do que alguns minutos nem precisar de ir a uma loja. É algo muito útil se costumamos receber visitas em casa e o nosso frigorífico não é muito grande.
- Também pode ser útil na hora de ir às compras, pois podemos fabricar alguns quilos de cubos de gelo horas antes, colocá-los em sacos herméticos, num tupperware ou similar e levá-los no porta-bagagens do carro ou na base do carrinho de compras. Assim, podemos colocá-los junto com os alimentos frescos, como carne, peixe, congelados, etc., do supermercado e manter melhor a cadeia de frio até chegarmos a casa, sem recorrer aos clássicos recipientes azuis para congeladores, que levam horas para esfriar.
- Se costuma fazer escapadelas ao campo com frequência ou ir à praia todos os dias para passar a manhã, poder fazer os seus cubos de gelo em casa um pouco antes permitirá manter frescos os alimentos que leva e usar esses cubos para as suas bebidas sem ter de gastar todos os dias na compra de um saco nem exigir mais do frigorífico.
Muito bem, estas máquinas parecem interessantes, mas, em relação aos frigoríficos que fazem os seus próprios cubos ou aos clássicos moldes para os fazer no congelador, quais são as suas vantagens? Bem, são muito mais rápidas, pois em pouco mais de 9-10 minutos temos a primeira produção de gelo e em menos de uma hora costumam ter pronta boa parte da sua capacidade produtiva.
Como vemos, as máquinas de gelo são eletrodomésticos auxiliares que podem ser úteis se usarmos frequentemente esta forma sólida da água, se gostarmos de dar festas ou celebrar reuniões com amigos e familiares ou se morarmos longe do mercado e o gelo nunca chegar em boas condições à nossa casa.