Nem tudo depende da limpeza da casa. Ter percevejos em casa é uma experiência desagradável que geralmente é detectada quando se sofre uma picada e que costuma estar relacionada com a existência de sujidade na casa.
No entanto, o fator limpeza não é o único importante para prevenir a presença de percevejos e outras pragas em casa. Algo igualmente determinante são as plantas que se têm no imóvel.
A razão é que existem certas plantas que, devido às suas propriedades naturais, atraem pragas. Portanto, manter uma higiene adequada não é suficiente para manter certos insetos longe de casa.
Conforme relatado pelo meio de comunicação polaco Zielona Interia, trata-se de plantas que criam um ambiente tão confortável para percevejos e outras pragas que, às vezes, é até mesmo o local onde se reproduzem.
Especificamente, entre as plantas que atuam como um verdadeiro íman para atrair percevejos (e que, portanto, devem ser evitadas em casa) estão os girassóis, a camomila e o dente-de-leão.
Da mesma forma, existem outras plantas que, devido à sua tendência para reter humidade, são um refúgio para os percevejos. Alguns exemplos são as ficus, os fetos, as heras, as dracaenas ou as orquídeas.
Além disso, oferece alguns conselhos para prevenir o seu aparecimento, bem como algumas recomendações no caso de se detetar a sua presença.
A razão pela qual é tão difícil acabar com os percevejos
Os percevejos podem ser um problema importante em casa devido à grande dificuldade em se livrar deles. Os inseticidas vendidos nos supermercados não servem para acabar com eles e, na grande maioria das vezes, é necessário contratar um serviço profissional de exterminação de pragas.
Nesse sentido, os especialistas apontam (com o apoio de vários cientistas) que a razão pela qual é tão difícil acabar com os percevejos é o desenvolvimento, por parte destes parasitas, de mutações genéticas que os tornam resistentes aos produtos habitualmente utilizados para os eliminar.