Há mais de três anos, a fabricante japonesa de alimentos e bebidas Kirin desenvolveu uns pauzinhos chineses que utilizam estimulação elétrica para dar um sabor salgado à comida. Desta forma, as pessoas que sofrem de doenças renais causadas pelo sal podem alimentar-se de forma saudável sem reduzir o sabor dos alimentos. Além disso, há um ano, a empresa começou a vender uma colher elétrica com a capacidade de melhorar os sabores salgados sem adicionar sódio.
E agora, para completar o conjunto de talheres, a Kiri lançou uma caneca que utiliza eletricidade para potencializar a percepção do sabor salgado na comida. Assim, quando a caneca está ligada, ela envia pequenas correntes elétricas seguras para os alimentos, de forma que os íons de sódio são responsáveis pelo sabor salgado, pois são capazes de proporcionar um sabor mais intenso.
Espera-se que essa caneca seja usada com sopas e, embora seja voltada para consumidores preocupados com a saúde, a Kirin planeia vender essa invenção em várias regiões da Ásia a partir do próximo ano. No momento, ela está disponível na loja online do fabricante por 26.950 ienes (quase 156 euros, aproximadamente) e também deve ser colocada à venda em lojas de varejo.
Todos os utensílios que dão sabor salgado aos alimentos
Como mencionámos no início da notícia, os pauzinhos chineses utilizam estimulação elétrica para dar um sabor salgado aos alimentos. Além disso, para não prejudicar o organismo, a Kirin trabalhou na «sensação de um sabor elétrico» com o objetivo de modificar a perceção do paladar. Tal como os outros utensílios, esta invenção destina-se a pessoas que sofrem de doenças renais.
Por outro lado, a colher elétrica promove uma boa alimentação, pois melhora os sabores salgados sem adicionar sódio, tendo em conta que funciona com uma bateria de lítio recarregável para melhorar a perceção salgada dos alimentos.