Tenha cuidado: é mais provável que desenvolva hemorróidas, segundo mostra uma nova investigação. Pessoas que usam smartphones no vaso sanitário têm um risco 46% maior de hemorróidas do que aquelas que não o fazem, informaram os investigadores na edição de 3 de setembro da revista PLOS One.
O uso de smartphones pode prolongar inadvertidamente o tempo que passamos no banheiro, o que pode aumentar a pressão sobre o ânus e contribuir para hemorróidas, explicaram os investigadores.
«Ainda estamos a descobrir as muitas formas como os smartphones e o nosso estilo de vida moderno afetam a nossa saúde», disse em um comunicado à imprensa a investigadora principal, Dra. Trisha Pasricha, gastroenterologista do Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston. «É possível que a forma e o local onde os usamos, como no banheiro, possam ter consequências indesejadas.»
As hemorróidas são veias inflamadas na área anal ou retal que muitas vezes causam dor ou sangramento. Acredita-se que elas ocorram devido ao aumento da pressão que ocorre durante a gravidez, com o excesso de peso ou pelo esforço durante as evacuações, diz a Faculdade de Medicina de Harvard.
Para o novo estudo, os investigadores entrevistaram 125 adultos submetidos a colonoscopia no Centro Médico Beth Israel Deaconess. Cerca de 43% dos participantes tinham hemorróidas.
Dois terços dos participantes (66%) disseram aos investigadores que usam smartphones enquanto estão na casa de banho. Ler notícias e usar as redes sociais foram as atividades mais comuns com smartphones na casa de banho.
Usar um smartphone enquanto está no banheiro foi associado a um aumento de 46% no risco de hemorróidas, mesmo depois que os investigadores levaram em consideração outros fatores, como hábitos de exercício, idade e ingestão de fibras.
Os que usam smartphones tendem a passar mais tempo no vaso sanitário, descobriram os investigadores. Cerca de 37% dos utilizadores de smartphones passaram mais de cinco minutos seguidos no banheiro, em comparação com apenas 7% dos não utilizadores.
«É incrivelmente fácil perder a noção do tempo quando estamos a navegar nos nossos smartphones: os aplicativos populares são projetados inteiramente para esse fim», disse Pasricha. «Mas é possível que ficar constantemente sentado no vaso sanitário por mais tempo do que pretendia porque está distraído com o seu smartphone possa aumentar o risco de hemorróidas», disse ele.
O estudo reforça os conselhos de senso comum, disse Pasricha.
«Deixe os smartphones fora do banheiro e tente não passar mais do que alguns minutos para defecar», disse ele. «Se estiver a demorar mais tempo, pergunte-se porquê. Foi porque defecar era realmente muito difícil ou porque a minha atenção estava noutro lugar?»