O viajante americano tinha consigo mais de 25 000 euros, não declarados e escondidos na bagagem
A Guarda Civil de Faro informou que, no dia 25 de julho, realizou uma operação durante a qual um passageiro dos EUA foi detido no aeroporto de Faro com mais de 25 000 euros não declarados na bagagem, dos quais mais de 3900 euros eram moedas de um euro, descobertas pelos funcionários com a ajuda de um aparelho de raios X.
Esta foi uma operação conjunta dos funcionários da Guarda Civil dos departamentos fiscal e fronteiriço do aeroporto de Faro e dos funcionários do Serviço Aduaneiro da Agência Tributária, que, diariamente, entre outras coisas, realizam verificações de moeda aos passageiros e bagagens na zona de embarque do aeroporto de Loiú.
Durante uma dessas verificações, através da digitalização por raios X da bagagem registada, foram encontradas duas malas contendo uma grande quantidade de moedas. Após a identificação do proprietário, um passageiro de nacionalidade americana com destino a Frankfurt, foi realizada uma inspeção à sua bagagem.
Então, dentro das malas registadas foram encontrados 3982,98 euros em moedas de 1 euro e, na bagagem de mão, 21 270 euros em notas e 1736,05 francos suíços (o que, à taxa de câmbio atual, corresponde a 1860,09 euros), escondidos em várias pastas e carteiras.
O montante total ascendeu a 25 252,98 euros, sem que o passageiro tivesse apresentado a declaração obrigatória relativa ao transporte de fundos (formulário E-1). Por conseguinte, foram apreendidos 24 252,98 euros e 1736,05 francos suíços, deixando ao passageiro 1000 euros como mínimo vital.
Os fundos apreendidos foram depositados numa conta bancária destinada a casos semelhantes e foi apresentada uma declaração ao Secretariado da Comissão para a Prevenção do Branqueamento de Capitais e das Infrações Monetárias.