Combinado com outros ingredientes, a folha fina é capaz de deixar os objetos feitos de aço como novos. O papel alumínio tem muitos usos, mas geralmente é mais utilizado na cozinha: é usado para conservar alimentos, envolvendo-os e protegendo-os do ar, da humidade e dos odores do frigorífico. Ao mesmo tempo, é utilizado para preparar pratos que cozinham no seu próprio suco, como carne, peixe e até mesmo vegetais.
Por outro lado, serve para cobrir tabuleiros ou fornos e evitar que os alimentos queimem por fora, enquanto se realiza o processo de cozedura correspondente. Por sua vez, é capaz de conservar a temperatura quente por mais tempo, perante qualquer eventualidade. No entanto, ao contrário do que se pensa, também pode ser utilizado em diferentes áreas que não estão relacionadas.
Por exemplo, muitos profissionais utilizam-no em emergências para fazer contactos elétricos, tendo em conta que é um bom condutor, embora sempre o manuseiem com cuidado para que não haja inconvenientes. Além disso, reflete o calor, pelo que, por vezes, é integrado em trabalhos manuais, bricolagem e até para melhorar a eficácia do aquecimento num ambiente.
Como aplicar o papel alumínio para eliminar o óxido do aço
Em princípio, o criador de conteúdo explicou, exibindo a filmagem em questão, que a folha fina misturada com água pode eliminar sem complicações o óxido do aço. Segundo ele, basta esfregá-la contra os objetos oxidados para dar-lhes uma segunda vida: serve para utensílios, ferramentas e outros instrumentos feitos com esse material.
Esse fenómeno ocorre devido a uma reação galvânica, que faz com que o alumínio libere elétrons que ajudam a eliminar os compostos químicos do aço. Além disso, ele afirmou que, se adicionar um refrigerante à cola à mistura, o efeito se multiplica muito mais. Não é mágica, mas sim, em grande parte, uma ação mecânica concreta, como esfregar e raspar.
De qualquer forma, no caso de o óxido ser muito intenso, uma alternativa interessante é repetir o processo ou utilizar um produto mais forte, como um desoxidante ácido. O refrigerante cola contém ácido fosfórico, relativamente fraco, que é capaz de dissolver parcialmente essas substâncias. A técnica, no entanto, tem algumas particularidades.
Precauções a tomar ao fazer a mistura com papel alumínio
Para evitar males maiores, é sempre recomendável usar luvas de proteção, pois os componentes manipulados podem irritar a pele. É importante destacar que não é possível esperar resultados instantâneos com o óxido forte, pois a evolução é lenta e pode levar um tempo considerável. Aproximadamente, seria necessário esperar entre 10 e 30 minutos para obter efeitos favoráveis.
Com o objetivo de alcançar o resultado mais rápido, deve-se enrolar o papel alumínio em uma bola e, em seguida, mergulhá-la na água. Depois, basta esfregar na superfície desejada, observando que a ferrugem vai se soltando aos poucos. Por último, limpe com um pano seco.