Este país guarda um dos tesouros mais procurados do mundo — reservas de ouro de alta pureza numa das regiões mais inexploradas do planeta.
A nova descoberta pode mudar a ordem económica mundial, pois os cientistas descobriram na América do Sul uma jazida de ouro que contém esse mineral em uma concentração nunca antes vista.
Essa descoberta histórica ocorreu em uma formação geológica pouco conhecida, onde existem milhares de toneladas de ouro.
Descoberto depósito de ouro de alta pureza: onde está localizado e a quem pertence
A descoberta histórica ocorreu no Suriname, um país com uma população de pouco mais de 630 000 pessoas. Este país é conhecido pela sua riqueza em recursos naturais, uma vez que a sua economia depende em grande parte da exportação de alumínio e petróleo.
Os investigadores descobriram um depósito de ouro na região do Escudo Guianês, uma das estruturas geológicas mais antigas da Terra. Esta zona abrange o Suriname, a Guiana, a Guiana Francesa, a Venezuela, a Colômbia e o Brasil. Esta é uma oportunidade única para a América do Sul, uma vez que o ouro encontrado não é tradicional, mas tem uma concentração de 11,88 gramas por tonelada (a concentração normal para minas não excede 2 gramas por tonelada). O Escudo Guianês: uma zona cheia de desafios, mas também de grandes oportunidades para a exploração de minerais. A jazida aurífera contém grandes quantidades de ouro a uma profundidade de 22,5 metros abaixo do solo. A descoberta foi feita pela empresa canadiana Founders Metals Inc numa área selvagem praticamente intocada, caracterizada por difícil acesso, chuvas intensas e biodiversidade diversificada.
Os geólogos que participaram no projeto associaram a característica especial do ouro ao pirroton, um sulfureto que poderia explicar as anomalias magnéticas detectadas em estudos anteriores.
Vincent Combs, consultor do projeto, afirmou que «este é um dos raros locais onde coexistem sistemas intrusivos e de deslizamento na rocha verde».
Por que o ouro encontrado no Suriname é tão valioso e quais são os planos para a sua extração
Esta descoberta representa não só uma oportunidade para os cientistas, mas também abre novas perspetivas económicas para o Suriname e outros países. A maioria das minas a céu aberto opera com um teor de ouro que mal ultrapassa os 2 gramas por tonelada.
Encontrar um depósito com 12 gramas por tonelada ao longo de mais de 20 metros significa uma rentabilidade muito maior, pois é necessário remover menos rocha para extrair ouro mais valioso.