Em milhares de lojas por toda a Portugal, há um gesto discreto que poucos clientes conhecem: tocar duas vezes no canto inferior esquerdo do terminal de pagamento (TPV) imediatamente antes de efetuar o pagamento. À primeira vista, isso não causa nenhuma alteração. No entanto, esse toque duplo ativa uma função que altera discretamente a forma como muitas pessoas efetuam o pagamento.
Mais informações
O que acontece a seguir não se destina a quem vê normalmente. Trata-se de uma ferramenta concebida para quem não consegue ler o ecrã ou introduzir o PIN sem ajuda. A função chama-se «Modo Acessível» e foi adicionada aos terminais táteis de nova geração no final de 2023, graças a uma iniciativa conjunta dos bancos.
O sistema é ativado ao tocar duas vezes na área no canto inferior esquerdo do ecrã do terminal nos modelos que já não têm botões físicos. Ao mesmo tempo, uma mensagem de voz informa o valor da compra e orienta passo a passo pelo processo de pagamento. Se for necessário introduzir o PIN, as instruções de voz também informam como fazê-lo com segurança.
Mais informações
Este pequeno gesto abre caminho para a independência num momento tão quotidiano — e tão delicado — como o pagamento. Durante muitos anos, muitas pessoas com deficiência visual foram obrigadas a depender de outras pessoas para saber quanto deviam pagar ou para introduzir o seu código pessoal. A impossibilidade de ver o ecrã significava, na prática, abrir mão de parte da sua privacidade. Com esta funcionalidade, podem dar esse passo sozinhos: ouvir, confirmar, pagar.
Um ano após o lançamento, mais de 310 000 terminais tácteis Android já estão equipados com esta funcionalidade, o que representa 95 % dos terminais deste tipo instalados em bancos. Estão presentes em lojas, farmácias, bares e restaurantes. Locais que todos visitamos diariamente, sem suspeitar que esse pequeno canto do ecrã pode ter um enorme significado para outra pessoa.