Vários caixas automáticos estão a acelerar as mudanças tecnológicas dos seus terminais.
O mundo das tecnologias financeiras está em constante mudança, e os caixas automáticos estão a sofrer mudanças radicais. Desde meados deste ano, vários caixas automáticos na Europa estão a passar por uma modernização tecnológica dos seus terminais. Já foi implementada uma série de melhorias destinadas a aumentar a sua acessibilidade e inclusão.
Neste contexto, surge a questão: será possível que estas mudanças tecnológicas também afetem outros mercados de caixas eletrônicos ou ATM?
Mudanças nos caixas eletrônicos: como são e em que consiste a inovação
A diretiva europeia sobre acessibilidade é a força motriz desta iniciativa, que visa eliminar as barreiras para pessoas com deficiências visuais, auditivas ou de mobilidade. As inovações que serão implementadas incluem teclados com Braille, sistemas de navegação por voz e ajuste da altura dos caixas eletrônicos para facilitar o uso por pessoas em cadeiras de rodas.
As autoridades financeiras e as instituições bancárias nacionais negaram categoricamente quaisquer planos para implementar estas medidas num futuro próximo. Os caixas eletrônicos no país continuarão a funcionar de acordo com as regras atuais.
Atualmente, estas medidas estão em vigor exclusivamente na Europa, mas a sua implementação servirá de modelo para outros países no futuro.
Os bancos portugueses não publicaram declarações que atestem alterações nas configurações dos caixas eletrônicos ou nas formas de acesso dos utilizadores aos seus fundos.
A implementação destas melhorias em Portugal é um passo significativo em termos de inclusão tecnológica e pode servir de inspiração no futuro. No entanto, neste momento, os utilizadores portugueses podem continuar a utilizar os caixas eletrônicos normalmente, sem esperar quaisquer alterações no seu funcionamento.