A máquina de lavar roupa, juntamente com o fogão, o frigorífico, a máquina de lavar louça e o forno, é um dos eletrodomésticos indispensáveis. Este aparelho «libertou-nos do trabalho pesado de lavar, bater, bater, esfregar e enxaguar roupas, que antes levava muito tempo. Agora podemos usá-lo para lavar roupas muito melhor… consumindo menos água e energia», como dizem os especialistas da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável.
A máquina de lavar roupa é um dos eletrodomésticos indispensáveis em casa
Este eletrodoméstico, segundo os especialistas da Organização de Consumidores e Utilizadores (OCU), é normalmente classificado «em três tipos, dependendo da posição da porta de carga, da posição do tambor e das funções». Na mesma linha, a mesma organização indica que «ao escolher um tipo de máquina de lavar roupa, é necessário ter em conta dois fatores: o local onde será instalada e se tem alguma dificuldade em inclinar-se ou agachar-se».
Além disso, a OCU indica que «para manter a máquina de lavar roupa em bom estado e garantir que as suas roupas estejam sempre limpas, é necessário saber quais os sons que ela emite e compreender o seu significado. As máquinas de lavar roupa modernas desempenham várias funções que podem ser acompanhadas por diferentes ruídos. A capacidade de reconhecer esses sons irá ajudá-lo a perceber quando está tudo bem e quando pode haver um problema».
Aqui estão os 3 erros mais comuns cometidos na instalação de uma máquina de lavar roupa
Com mais de 209 000 visualizações e mais de 3800 gostos, a publicação de Begonia Pérez, conhecida pelos seus seguidores como La Ordenatriz, não deixou ninguém indiferente na rede social, que já se tornou a mais popular do momento. Nela, a especialista e criadora de conteúdo fala sobre os erros mais comuns ao usar a máquina de lavar.
«Vou falar sobre os três erros mais comuns que cometemos ao lavar na máquina de lavar. Sobrecargar a máquina de lavar roupa. Deve ficar um espaço do tamanho da palma da mão entre a roupa e a tampa do tambor. Esse espaço é necessário para que os tecidos se esfreguem bem uns nos outros. Além disso, se sobrecarregarmos a máquina de lavar roupa, o eixo do tambor pode libertar gotas de gordura e sujar a nossa roupa. Definir ciclos demasiado curtos. Muitas vezes, para poupar energia, escolhemos programas com duração inferior a 90 minutos. Em muitas máquinas de lavar roupa, o algodão ou os tecidos sintéticos requerem, no mínimo, duas horas de lavagem. Apenas a lã, a seda ou o vestuário desportivo requerem menos tempo. Limpeza insuficiente da máquina de lavar roupa. A sujidade no filtro, nas juntas de borracha e na caixa da máquina de lavar roupa causa um odor desagradável e impede que a roupa fique completamente limpa. Além disso, reduzimos a vida útil da nossa máquina de lavar roupa», explica o especialista e criador de conteúdo.