O óleo de coco é um produto natural com inúmeras propriedades que lhe conferem inúmeros benefícios para a saúde. Aqui, vamos falar sobre elas e explicar como usá-lo.
Nos últimos anos, o óleo de coco tornou-se um dos produtos naturais mais populares e utilizados. Graças à sua versatilidade, sabor suave e agradável com um toque exótico e composição rica, tornou-se um produto indispensável em muitas cozinhas e nos cuidados pessoais.
O que é óleo de coco?
O óleo de coco é uma gordura vegetal extraída da polpa do coco maduro. «À temperatura ambiente, o óleo encontra-se no estado líquido. No entanto, quando armazenado no frigorífico, torna-se sólido», explica a Dr. Goerg, uma empresa alemã que produz produtos à base de coco. É utilizado na culinária, cosmetologia e também na indústria.
Propriedades do óleo de coco
Este ingrediente natural é composto por 99% de ácidos gordos saturados ligados a triglicéridos. Como são de origem vegetal, são rapidamente transformados em energia no organismo e não são armazenados na forma de gordura, ao contrário das gorduras de origem animal.
Como explica a nutricionista Mónica Acha no canal do YouTube Alimentación Real Saludable, «são ácidos gordos de comprimento médio». Por isso, acrescenta que «o óleo de coco é mais fácil de digerir do que outras gorduras saturadas».
Embora em menor quantidade, este produto também contém vitaminas E e K, bem como fósforo. Graças às suas diferentes composições, possui propriedades hidratantes, antioxidantes, antibacterianas, anti-inflamatórias e nutritivas.
Benefícios do óleo de coco
Graças às propriedades acima mencionadas, este produto natural possui inúmeros benefícios para a saúde.
Num dos vídeos do seu canal no YouTube, os especialistas do portal sobre estilo de vida saudável destacam alguns dos principais benefícios do óleo de coco:
- Cuida da saúde do sistema cardiovascular: pode aumentar o nível de colesterol bom (HDL), que está diretamente relacionado com a saúde do coração.
- Contribui para a eliminação de gordura: ajuda o metabolismo a funcionar de forma mais eficiente, utilizando energia.
- Cuida da saúde do cérebro: o óleo de coco contém uma quantidade significativa de cetona, um composto químico que pode ajudar a memória.
- Pode melhorar a saúde bucal: graças às suas propriedades antibacterianas, ajuda a reduzir a quantidade de cáries e placa bacteriana. Além disso, também pode destruir as bactérias que causam o mau hálito.
- Cuida da saúde da pele e do cabelo: o óleo de coco pode ser usado externamente, sendo até mesmo um ingrediente comum em cremes para o tratamento da psoríase, eczema, queimaduras ou feridas. No que diz respeito ao cabelo, também está frequentemente presente na composição de muitos champôs e condicionadores, pois confere brilho e proteção, além de reduzir a perda de proteínas.
Como tomar óleo de coco
O óleo de coco pode ser incluído na dieta de várias maneiras. Algumas pessoas tomam-no com o estômago vazio (recomenda-se uma colher de chá por dia). «Se consumir óleo de coco com o estômago vazio, isso ajuda a facilitar o trabalho do sistema digestivo, acalmando a acidez e prevenindo o refluxo», — observam na Farmacias Knop.
Além disso, pode ser usado para fritar, assar ou refogar vários alimentos. «Com uma temperatura de fumo de 234 graus, é muito estável em altas temperaturas e resistente ao aquecimento», observam os especialistas da Dr. Goerg. Também é adequado para dar sabor a sobremesas e cocktails, como mostra a conta TikTok da marca de produtos naturais Kinaya Organic Life. Para isso, vai precisar de banana, meio copo de leite e uma colher de chá de óleo de coco.