Há muitas maneiras de economizar energia em casa para que o gasto na conta seja o menor possível, seja com a instalação de aerotermia ou a instalação de ventiladores de teto, para dar alguns exemplos. Neste caso, vamos concentrar-nos nas tomadas inteligentes que, caso não saiba, podem ser instaladas na sua casa sem qualquer tipo de complicação.
Esses dispositivos estão ligados à tomada, são geridos por WiFi, podem ser controlados a partir do telemóvel e a sua principal missão é poder gerir qualquer aparelho eletrónico remotamente.
Assim, a sua casa pode tornar-se uma smarthome graças a estes aparelhos e, além de o ajudarem a gastar menos, são compatíveis com os assistentes Alexa, Google Home e Apple HomeKit. Por isso, a PcComponentes explica como reduzir o consumo de eletricidade graças às tomadas inteligentes.
Como reduzir o consumo de eletricidade e poupar com tomadas inteligentes
As tomadas inteligentes não só proporcionam comodidade ao automatizar diferentes tarefas diárias, como também ajudam a poupar dinheiro e a consumir energia de forma mais eficiente. Graças a elas, é possível controlar a utilização de eletrodomésticos e outros dispositivos, evitando desperdícios e otimizando o consumo de eletricidade em casa.
De acordo com a OCU, as famílias com tarifa regulada podem poupar até 25 euros na sua conta de eletricidade utilizando estes dispositivos. Isto deve-se ao facto de permitirem gerir melhor o consumo dos grandes eletrodomésticos e escolher os momentos mais económicos para os utilizar. Além disso, contribuem para um consumo mais sustentável e responsável. Tendo isto em conta, eis uma série de dicas para poupar com tomadas inteligentes, de acordo com a PcComponentes.
Newsletter Mi Bolsillo
As notícias mais importantes que afetam a sua economia doméstica, dicas para poupar um pouco no final do mês e tudo o que precisa de saber para que a sua conta bancária não fique tão vazia como o frigorífico do Carpanta.
- Controle o consumo em tempo real: estas tomadas permitem medir a quantidade de energia que cada aparelho consome e mostram os dados numa aplicação do telemóvel. Assim, é possível programar o seu funcionamento e ajustá-lo às horas mais convenientes.
- Evite o consumo fantasma: muitos aparelhos continuam a consumir energia mesmo quando estão desligados, o que representa entre 7 e 11% do consumo total de uma casa, de acordo com o IDAE. As tomadas inteligentes podem cortar completamente a eletricidade quando os dispositivos não estão a ser utilizados, eliminando este gasto desnecessário.
- Aproveite as horas de menor custo: programar os eletrodomésticos para funcionarem em horários com tarifas mais baixas, como à noite ou aos fins de semana, pode reduzir significativamente a conta de eletricidade.
- Use o controle remoto: se alguma vez se esquecer de desligar um eletrodoméstico ao sair de casa, pode fazê-lo a partir de qualquer lugar usando a aplicação da tomada inteligente, o que garante que a energia só seja utilizada quando realmente necessário.
Exemplos do que pode ligar a uma tomada inteligente
- Aquecedor de água elétrico: para manter a água quente, eles usam eletricidade o tempo todo, então, graças à tomada inteligente, você pode configurá-la para que só seja ativada quando for usá-la.
- Aquecedor: você pode ligar o aquecedor antes de ir para o cômodo onde ele está e, assim, tê-lo já aquecido e, dependendo da época, ele consome muita energia. Com uma tomada inteligente, você economizará nesse sentido.
- Router: este é um exemplo claro de um dispositivo que normalmente nunca é desligado, por isso, se o ligarmos a uma tomada inteligente, poderemos desativá-lo quando sairmos de casa e assim não ficará ligado quando não houver ninguém.
- Purificador de piscina: esta é uma instalação que consome muita eletricidade e energia, e se os ligar ao purificador, pode programar a limpeza nas horas em que a luz é mais barata, além de poupar. Os que resistem à tempestade não chegam aos 20 euros.