O produto que tem na cozinha é um grande aliado para potenciar o crescimento das plantas e protegê-las de pragas de forma simples; descubra do que se trata nesta nota
As plantas não só contribuem para purificar o ar da casa, como também se tornam um elemento fundamental na decoração de interiores. Em cima de tapetes, à volta de espelhos, na casa de banho e nos quartos, dão aquele toque especial a cada recanto da casa. No entanto, requerem cuidados diários e atenção constante, o que para muitos pode significar uma grande dor de cabeça.
As plantas não só ajudam a purificar o ar da casa, como também se tornam um elemento fundamental na decoração de interiores
Mas a solução pode não só ser simples, como também requerer um produto que se encontra na maioria dos armários: com papel alumínio poderá potenciar o seu crescimento e protegê-las de pragas. De acordo com especialistas em jardinagem, esta folha ajuda a protegê-las de formigas ou lesmas, além de contribuir para manter a humidade do substrato por mais tempo.
De acordo com especialistas em jardinagem urbana, o papel alumínio ajuda a proteger as plantas de pragas rastejantes, como formigas ou lesmas, e contribui para manter a humidade do substrato, ou seja, para que a terra não seque tão rapidamente. O papel alumínio, ao atuar como uma barreira, evita que a água evapore, o que permite que o substrato se mantenha húmido por um período mais longo. Isso é especialmente útil em épocas de calor ou se você se esquecer de verificar com frequência.
Passo a passo
Para aplicar esta técnica, basta um pedaço de papel alumínio e seguir estes passos simples:
- Envolva a borda do vaso: corte uma tira de papel alumínio e coloque-a ao redor da borda do vaso. Assim, a folha formará uma espécie de barreira que protegerá a terra e as raízes.
- Cubra a superfície do substrato: pode cobrir parcialmente a superfície da terra. Isso ajudará a reduzir a evaporação da água e a manter o substrato húmido por mais tempo.
De acordo com vários especialistas em jardinagem, há alguns aspetos importantes a ter em conta antes de escolher o vaso ideal para uma planta:
- O tamanho: o vaso deve ser, pelo menos, entre dois e cinco centímetros mais largo do que a planta. Dessa forma, as raízes terão espaço suficiente para crescer sem ficarem apertadas.
- A drenagem: é fundamental que o vaso tenha orifícios na base. Isso evitará o acúmulo de água, o que poderia apodrecer as raízes e estragar a planta.
- O material: a escolha do material depende do local onde irá colocar a planta. Os vasos de barro, por exemplo, são perfeitos para climas húmidos porque permitem a transpiração. Por outro lado, os de plástico retêm melhor a humidade e são uma ótima opção para zonas mais secas.