A casca externa desta semente originária do Médio Oriente ajuda a repelir pragas como lesmas e caracóis; conheça todos os detalhes nesta nota. O cuidado com as plantas em casa é fundamental não só para a aparência dos espaços, mas também para a saúde das pessoas, já que esses seres fotossintéticos são responsáveis por purificar o ar através da liberação de oxigénio e da absorção de contaminantes.
No entanto, para este tipo de manutenção, não é recomendável expor o corpo a pesticidas e fertilizantes químicos tóxicos; pelo contrário, é melhor optar por métodos orgânicos, que são mais saudáveis.
Um dos ingredientes naturais mais populares é o pistache, especificamente a sua casca externa, que possui propriedades nutricionais que se tornam uma ferramenta útil para jardinagem.
A casca desta semente também é conhecida por melhorar a drenagem das plantas em vasos, pois ao colocar o produto no fundo do recipiente evita-se o encharcamento que pode apodrecer as raízes.
Outro benefício deste truque simples é que, como demora algum tempo a decompor-se, mistura-se com o substrato dos arbustos, proporcionando uma textura mais fina ao adubo.
Além disso, ajuda a afugentar certas pragas, graças à camada externa do pistácio, que cria uma barreira física contra lesmas, caracóis e insetos que atacam as plantas.
Como usar as cascas de pistache
Para usar as cascas desta semente como aditivo nas plantas, é importante limpá-las e mergulhá-las em um recipiente com água para remover o sal e os restos de sujeira.
Em seguida, deve-se espalhar cada uma delas sobre um pano ou papel de cozinha que absorva o excesso de humidade. Se quiser acelerar o processo, o melhor é expô-las à luz solar.
Quando a água tiver desaparecido, com a ajuda de um liquidificador, triture-as até se tornarem pó. Caso o aparelho não as processe corretamente, tente colocar primeiro uma camada e depois outra.
Quando adquirirem uma textura fina, pode colocar um pouco no fundo dos vasos ou utilizar o produto como cobertura superficial para reduzir a necessidade de rega frequente.