Os riscos no chão de mármore ou granito geralmente são causados pelo arrastar de móveis, pelo acúmulo de pó abrasivo ou pelo uso de produtos de limpeza inadequados. Os pisos e bancadas de mármore e granito podem recuperar o seu brilho original com um truque natural que também ajuda a eliminar pequenos riscos e desinfetar a superfície sem a necessidade de recorrer a produtos químicos agressivos. Esta solução caseira utiliza ingredientes comuns em qualquer casa e permite prolongar a vida útil destas peças delicadas.
Num vídeo publicado no seu canal do YouTube, a criadora de conteúdo Rosa Garalva explicou que «Polir mármore e granito não tem de ser caro, podemos fazê-lo de forma caseira e bastante eficaz. Vamos dar brilho e, ao mesmo tempo, desinfetar possíveis bactérias». A criadora também alertou que não devem ser utilizados produtos ácidos como vinagre, limão, álcool ou lixívia, pois penetram nos poros do mármore e podem deixar manchas difíceis de eliminar.
Ingredientes e preparação
Para preparar este polidor caseiro, são necessárias duas colheres de maizena ou farinha de milho, duas de bicarbonato de sódio, dez gotas de óleo essencial com propriedades antibacterianas — como tomilho, árvore do chá ou alecrim — e outras dez de um óleo aromático à sua escolha, como lavanda, pinho ou cedro. Por fim, adicione azeite de oliva até obter uma textura compacta, que deve ser guardada num recipiente com tampa.
A aplicação é simples: basta polvilhar a mistura sobre a superfície a tratar e esfregar com uma esponja húmida à qual se adiciona uma pequena quantidade de sabão líquido para pratos. Depois de deixar secar, formará-se uma fina camada branca devido ao amido de milho, que deve ser removida com um pano de microfibra, deixando à vista um acabamento brilhante e limpo.
Esta mistura não serve apenas para pisos, mas também para bancadas de cozinha, mesas ou superfícies de casa de banho feitas de mármore ou granito. «Como pode ver, fica com um brilho muito bonito, está a limpar e também a desinfetar, e tudo isto sem danificar o seu mármore», afirmou Garalva. Com uma utilização regular, o método contribui para manter o material em bom estado e prevenir o desgaste prematuro.