Qual é a descoberta de há 1000 anos que se assemelha ao smartphone atual? Descubra a surpreendente ligação entre ambos.
Na antiguidade, estudiosos e intelectuais usavam ferramentas para explorar o seu ambiente e obter certezas que fundamentaram a ciência moderna. Nesse contexto, foi encontrado um objeto singular que os investigadores chamaram de “smartphone” com mais de 1000 anos.
Este artefacto antigo foi encontrado pela historiadora de Cambridge, Federica Gigante, na Fondazione Museo Miniscalchi-Erizzo em Verona, Itália. Esta descoberta representa um valioso registo do intercâmbio científico entre árabes e judeus ao longo de um milénio.
Que descoberta de mil anos atrás foi comparada ao smartphone?
O astrolábio foi um notável artefato astronómico que permitiu identificar a posição e a altura das estrelas no céu. Estima-se que ele date do século III a.C., na era de Apolónio de Perga.
No início, ele media as distâncias do sol e da lua à Terra e, em seguida, catalogava cerca de 850 estrelas. Os eruditos muçulmanos da época também o usavam para localizar Meca e estabelecer os períodos de oração, conforme indicado no Alcorão.
Ao longo desse processo, sofreu várias modificações e adaptações, como a tradução do árabe para o hebraico e a correção dos valores de latitude de várias cidades.
Como o dispositivo antigo transformou comunidades e culturas?
A cientista Gigante, que descobriu o dispositivo, disse que fazer as revisões de latitude foi como adicionar aplicativos ao seu próprio smartphone.
O comentário da especialista em astrolábios estabelece uma comparação entre o uso mais avançado da invenção antiga. Em particular, ela se referiu à interação que gerou entre várias comunidades e culturas antigas.