O comportamento não verbal, como gestos ou olhares, transmite informações sobre como nos faz sentir a pessoa com quem estamos a conversar.
A linguagem não verbal é um meio de comunicação muito eficaz que ajuda a expressar o que realmente se quer dizer. Na verdade, considera-se que, numa comunicação face a face, o comportamento não verbal representa uma percentagem consideravelmente superior da informação que transmitimos em relação à comunicação verbal. O contacto visual é praticamente um requisito para iniciar uma comunicação, pois é comum que a primeira coisa que fazemos ao dirigir-nos a alguém seja olhar diretamente nos seus olhos, conseguindo captar a sua atenção e demonstrando que queremos comunicar-lhe algo.
É muito importante na hora de estabelecer e respeitar a vez de cada interlocutor falar. Quando mantemos uma conversa com alguém e, de repente, essa pessoa olha para nós e fica em silêncio, possivelmente está à espera de uma resposta da nossa parte.
Os diferentes tipos de olhar e seus significados
Durante uma conversa, costuma-se manter o contacto visual direto entre 40% e 60% do tempo total. De forma totalmente inconsciente, o nosso cérebro tenta recuperar informações ou pensa no que dizer ou até mesmo em como mentir. Isso também se traduz nos nossos olhares. Por exemplo, de acordo com a psicologia, se o olhar se dirige para um lado quando se mente e para o outro quando se lembra. Este comportamento é conhecido tanto por policiais (que o colocam em prática quando fazem interrogatórios) quanto por pessoas formadas em recursos humanos. A predisposição para olhar para um lado ou para o outro baseia-se na nossa predominância dos hemisférios cerebrais, ou seja, se somos canhotos ou destros.
De acordo com Paula Martínez, licenciada em Psicologia com Mestrado em Neurociência Cognitiva e Comportamental, existem diferentes tipos de olhar que contêm diversos significados. Entre elas, destaca-se o olhar evasivo, pois é o que mais costumamos observar no nosso dia a dia. O que significa evitar o contacto visual? Se uma pessoa evita olhar nos olhos de outra, normalmente é porque se sente ameaçada, insegura ou envergonhada, já que, em psicologia, evitar o olhar é sinónimo de insegurança ou vergonha.
- Olhar intenso e prolongado: o contacto visual prolongado demonstra atenção ao que o interlocutor quer transmitir ou às ações que está a realizar. Normalmente é acompanhado por um levantar de sobrancelhas. Se o olhar for demasiado insistente, pode mostrar desafio.
- Olhos semicerrados: demonstra estar na defensiva ou estar atento a um ataque.
- Piscar excessivamente: geralmente é devido ao nervosismo, denotando inquietação ou vergonha.
- Pupilas dilatadas: geralmente ocorre quando algo nos parece interessante ou até mesmo fascinante. Ou seja, quando nos sentimos atraídos por algo.
Estas são algumas das causas para evitar o contacto visual.