O património pessoal do magnata pode ultrapassar a barreira do milhão de dólares. Quem alcançará o marco de ser o primeiro bilionário da história? No universo das grandes fortunas, Elon Musk dominou a posição de «homem mais rico do mundo» durante muitos anos. No entanto, em questão de horas, Larry Ellison, arrebatou-lhe a coroa graças a uma subida histórica superior a 40% num único dia das ações da Oracle Corporation.
O magnata aumentou o seu património em mais de 110 mil milhões de dólares, atingindo uma fortuna de 390 mil milhões de dólares, contra os 385 mil milhões do fundador da SpaceX. Apesar deste revés, Musk pode tornar-se o primeiro bilionário da história.
O primeiro bilionário da história?
O cofundador da Neuralink e da OpenAI pode ser o primeiro bilionário da história. No entanto, alcançar esse marco não é simplesmente uma questão de acumular riqueza, mas sim de uma série de fatores financeiros, económicos e estratégicos que devem coincidir.
Elon Musk, apesar de ter cedido a coroa de «homem mais rico do mundo» a Larry Ellison, continua a ser o epicentro da conversa sobre grandes fortunas. O motivo? Na semana passada, o conselho de administração da Tesla aprovou um plano de remuneração destinado a manter Musk à frente da empresa. Estão em jogo 423,7 milhões de ações que, se os objetivos propostos forem cumpridos, poderiam aumentar a fortuna do magnata em cerca de 900 mil milhões de dólares.
- Elevar a avaliação da Tesla dos atuais 1,1 biliões de dólares para 8,5 biliões.
- Fabricar 20 milhões de veículos por ano, um volume que multiplicaria várias vezes a produção atual da indústria automóvel.
- Lançar um milhão de robotáxis e um milhão de robôs humanóides, consolidando a Tesla como um gigante da inteligência artificial e da robótica.
- Multiplicar o Ebitda para 400 mil milhões de dólares, um valor que deixaria ridículos os 16,65 mil milhões reportados em 2024.
Se Musk conseguir atingir essas metas, seu património pessoal poderia ultrapassar a barreira do trilhão de dólares, ou seja, uma riqueza maior do que todo o gasto anual dos Estados Unidos em defesa e armamento.
«É o quarto ano consecutivo de Musk no primeiro lugar da lista. Ele estabeleceu dois recordes ao longo do caminho: acrescentou 184 mil milhões de dólares ao seu património líquido nos últimos 12 meses, um recorde da Forbes 400 para o maior ganho em um ano, quebrando o recorde que ele mesmo estabeleceu entre 2020 e 2021, quando ganhou 122 mil milhões. Musk também é a primeira pessoa com um património líquido superior a 400 mil milhões de dólares na Forbes 400, com um património líquido estimado em 428 mil milhões. (Para a classificação deste ano, utilizámos os preços das ações de 1 de setembro de 2025)», relata a revista Forbes.
E acrescenta: «Agora, o conselho de administração da Tesla quer dar-lhe ainda mais ações, propondo em setembro outro pacote de remuneração em ações baseado no desempenho que poderá valer cerca de 1 bilião de dólares se o fabricante de automóveis atingir vários objetivos ambiciosos durante a próxima década, incluindo o crescimento da capitalização de mercado da Tesla em mais de oito vezes, até 8,5 biliões de dólares. O conselho afirma que o possível pagamento se justifica porque é «concebido para manter o tempo, a energia e os consideráveis talentos de Elon concentrados na Tesla».
Na quarta-feira, as ações da Oracle Corporation dispararam mais de 36% depois de a empresa ter publicado um relatório de lucros que superou largamente as expectativas de Wall Street. Ellison, que controla cerca de 40% da Oracle, viu o seu património atingir 393 mil milhões de dólares. Pela primeira vez em anos, Elon Musk perdeu a coroa de «homem mais rico do mundo».
No entanto, no final do mercado, as ações da Tesla recuperaram terreno e Musk voltou a ocupar o primeiro lugar, embora com uma diferença mínima.
«Ellison, que detém aproximadamente 41% das ações da empresa, ocupa o segundo lugar entre as pessoas mais ricas do mundo, com uma fortuna estimada em 404,6 mil milhões de dólares, depois de se tornar na quarta-feira a segunda pessoa a ultrapassar a barreira dos 400 mil milhões de dólares. A sua participação na Oracle aumentou de 279,7 mil milhões de dólares no fecho de terça-feira para aproximadamente 390 mil milhões de dólares na quarta-feira. Musk continua a ser a pessoa mais rica do mundo, com um património líquido estimado em 436,3 mil milhões de dólares.»
Apesar de tudo, Musk continua a ser o único capaz de aspirar a tornar-se o primeiro bilionário da história, graças ao novo pacote salarial aprovado pelo conselho de administração da Tesla.
A disputa entre Musk e Ellison pelo topo das maiores fortunas do planeta é, em muitos sentidos, herdeira de uma tradição que começou há mais de um século com John D. Rockefeller, considerado o homem mais rico de seu tempo e o primeiro multimilionário moderno.
No entanto, enquanto o império de Rockefeller foi construído com base no petróleo, as fortunas de Musk e Ellison giram em torno da tecnologia e da inovação.