O ouro recuou do máximo histórico alcançado na sessão anterior, com os investidores a realizarem lucros e o fortalecimento do dólar a pressionar os preços, ante a expectativa da decisão do Fed sobre a política monetária, que será tomada ainda nesta quarta-feira.
O ouro recuou dos máximos históricos alcançados na sessão anterior, com os investidores a realizarem lucros e o fortalecimento do dólar a pressionar os preços, na expectativa da decisão do Federal Reserve sobre a política monetária, que será tomada ainda esta quarta-feira.
Os preços spot do ouro caíram 0,7%, para 3663,93 dólares por onça, depois de terem atingido um máximo histórico de 3702,95 dólares na terça-feira.
Os futuros do ouro americano com entrega em dezembro também caíram 0,7%, para 3700,10 dólares.
O dólar subiu 0,2% após cair na terça-feira para o mínimo em mais de dois meses. Por sua vez, o rendimento dos títulos do Tesouro dos EUA de 10 anos aproximou-se do mínimo em cinco meses.
O índice de força relativa (RSI) do ouro ficou em 75, abaixo da máxima de mais de 17 meses, de 81, alcançada na terça-feira, o que indica que o metal está sobrecomprado.
Os dados divulgados na terça-feira mostraram que as vendas a retalho nos EUA em agosto cresceram mais do que o esperado, mas o enfraquecimento do mercado de trabalho e o aumento dos preços devido às tarifas da administração Trump criam riscos de redução para a continuação do crescimento das despesas.
O mercado espera que o Fed reduza as taxas em um quarto de ponto percentual ainda hoje. As declarações do presidente do Fed, Jerome Powell, também serão acompanhadas de perto em busca de sinais sobre o rumo futuro das taxas de juros.
O presidente dos EUA, Donald Trump, pediu a Powell que aplicasse uma redução «mais significativa» nas taxas.
Taxas mais baixas reduzem o custo alternativo de armazenamento de barras de ouro, que não rendem juros.
O Deutsche Bank elevou na quarta-feira a sua previsão para o preço do ouro em 2026 para US$ 4.000 por onça, em média, em comparação com os US$ 3.700 anteriores.
O SPDR Gold Trust, o maior fundo negociado em bolsa do mundo garantido por ouro, informou que as suas reservas aumentaram 0,32% na terça-feira, para 979,95 toneladas métricas, ante 976,80 toneladas na segunda-feira.
Entre outros metais preciosos, a prata à vista caiu 2,2%, para 41,59 dólares por onça, a platina caiu 1,1%, para 1375,83 dólares, e o paládio caiu 3%, para 1139,0 dólares por onça.