A massa pode manter a sua textura quando congelada, mas é muito importante fazer alguns preparativos prévios.
Ao comprar pão, é preciso calcular bem as proporções: é melhor comprar apenas o que vai ser consumido e evitar sobras. Nesse caso, corremos o risco de que endureça e se estrague em pouco tempo, o que levará a um desperdício totalmente desnecessário de alimentos. Pior ainda, se for armazenado em um local húmido, é muito provável que apareça bolor, tornando-o impróprio para consumo.
Claro que existem alternativas para comer as sobras, como fazer torradas, transformá-lo em pão ralado, preparar pudim de pão e até tortas salgadas. No entanto, é melhor deixá-lo congelado no congelador para que a sua textura e sabor característicos permaneçam inalterados. O segredo é embrulhá-lo bem: caso contrário, pode ficar borrachudo e seco, o que complicará a situação.
Primeiro, coloque o produto em uma película transparente, pressionando-a bem. Uma boa alternativa é usar um saco com fecho hermético, depois de retirar todo o ar. Segundo os especialistas, essa película de barreira evita a absorção de umidade do ambiente e o produto ficar completamente molhado ao ser retirado do frigorífico.
Por que o pão deve ser guardado na parte inferior do frigorífico
Se a massa tiver uma crosta dura, como a baguete e o pão em forma, é necessário adicionar uma proteção extra, por exemplo, uma camada de papel vegetal e, em seguida, o próprio saco hermético. Outra dica importante é colocar o pão no fundo do frigorífico para evitar problemas com mudanças de temperatura cada vez que a porta é aberta.
Depois de descongelado, o pão não pode ser congelado novamente.
Quando chegar a hora de retirá-lo, é melhor deixá-lo por algum tempo à temperatura ambiente sobre uma grelha ou um pano. Por enquanto, não é necessário cobri-lo ou colocá-lo em qualquer recipiente, pois ele precisa de ar. Dependendo do tamanho do pão, o processo leva cerca de uma hora, e este método evita qualquer problema com a forma.
Para que o pão fique crocante, o melhor é pré-aquecer o forno a 180 graus, humedecer apenas a base do produto com água e colocá-lo no forno por dez minutos: com o tempo, o vapor formado devolverá a crosta à sua forma original e o calor secará toda a humidade. Como últimas opções, pode-se usar o micro-ondas e a fritadeira de ar quente.
Em qualquer caso, o pão não deve ser congelado novamente, pois isso aumenta o risco de aparecimento de bolor ou bactérias potencialmente perigosas. O melhor é dividi-lo em porções para escolher uma quando necessário e comer ao almoço ou jantar — com molhos no dia em que houver macarrão na mesa — ou mesmo como lanche, acompanhado de leite doce e manteiga.
Quais são os benefícios do pão para o corpo humano
É claro que deve prestar atenção especial ao prazo de validade: se o pão permanecer em boas condições, pode ser consumido após o prazo de validade. Se notar um cheiro estranho, humidade e bolor, deve descartá-lo imediatamente. O principal componente da massa são os carboidratos complexos, que fornecem energia duradoura ao organismo, o que é útil para quem usa ativamente o corpo e o cérebro durante o dia.
Ao mesmo tempo, os produtos integrais contêm fibras, que facilitam a digestão, ajudam a sentir-se saciado e contribuem para o controlo dos níveis de colesterol e glicose no sangue. Em menor quantidade, contêm proteínas, se forem feitos de trigo integral, centeio ou sementes e leguminosas.