Fazer um uso responsável deste aparelho resultará numa redução considerável no preço da nossa conta de luz, existindo vários truques que simplificam esse processo. No nosso dia a dia, usamos vários utensílios e aparelhos que facilitam muito a realização de certos processos e tarefas. Muitos deles são eletrodomésticos que, como o próprio nome indica,usam a eletricidade que chega às nossas casas para realizar a função a que se destinam, o que se traduz num consumo energético proporcional.
Nesse sentido, a conta de luz pode aumentar significativamente se usarmos muitos deles com alta frequência. No entanto, nenhum deles causa um consumo tão elevado quanto o forno elétrico. Este dispositivo, que muitos cidadãos têm em casa, é capaz de gastar os mesmos recursos energéticos que 65 frigoríficos funcionando simultaneamente.
Nesse sentido, um frigorífico convencional apresenta uma potência geral entre 300 e 800 watts. Por outro lado, um forno com essas características requer entre 2.000 e 5.000 watts para poder funcionar corretamente. Com estes números, pode-se calcular que este eletrodoméstico consome cerca de 80 kWh por mês ao permanecer ativo, um consumo que se reflete nas nossas contas de eletricidade.
Consumo eficiente
A principal razão pela qual os fornos elétricos requerem uma quantidade tão elevada de energia prende-se com o facto deatingirem e manterem temperaturas realmente elevadas durante a sua utilização. Quando isso acontece, verifica-seum pico no consumo de energia doméstica, que se prolonga cada vez que se abre a porta do forno pararecuperar o calor que se perde com essa ação.
Com estes dados em cima da mesa, podemos recorrer a certos truques e estratégias para tentar minimizar o consumo de energia do eletrodoméstico tanto quanto possível. Em primeiro lugar, podemos fazer uso do calor residual ao desligar o forno para continuar a cozinhar os alimentos que se encontram no seu interior durante os últimos minutos, poupando no processo sem afetar a confeção do prato em questão.
Por outro lado, devemos aproveitar todo o espaço disponível para aquecer vários elementos simultaneamente. Desta forma, poderemos ter várias receitas prontas com um único programa do nosso forno elétrico. Durante o processo, deve-se evitar abrir a porta do forno tanto quanto possível para manter o calor no seu interior. Com estes truques, a nossa conta de eletricidade pode ser reduzida consideravelmente no futuro.