Os problemas nos pés são mais comuns do que pensamos. Em particular, a dor e a fadiga são muito frequentes em adultos e idosos. Naturalmente, com o tempo, podem agravar-se devido a fatores como envelhecimento, má circulação sanguínea, sedentarismo, perda de massa muscular…
Como se isso não bastasse, algumas condições, como insuficiência venosa e flacidez, também progridem com a idade, afetando a saúde das veias e da pele das pernas a curto e longo prazo. As causas, sem surpresa, são muito variadas.
Mais detalhes
Elas incluem tanto problemas de circulação sanguínea, como síndrome das pernas cansadas, deficiência de minerais e outros fatores relacionados ao estilo de vida, quanto lesões no sistema musculoesquelético resultantes da atividade física. E tudo isso afeta diretamente a saúde do organismo.
Por isso, é extremamente importante evitar ficar sentado ou em pé por muito tempo, especialmente em períodos de altas temperaturas (verão), bem como exercitar as pernas para ajudar a bombear o líquido das pernas de volta para o coração, graças à ação dos músculos das pernas.
Mais informações
Também é recomendável evitar o uso de roupas apertadas na região dos quadris para ajudar no funcionamento das veias e, em alguns casos, é recomendável usar meias de compressão para reduzir o inchaço das áreas afetadas e melhorar a funcionalidade do sistema venoso das pernas.
Mas isso não é tudo. Um especialista em fisioterapia e fitness apresentou nas suas redes sociais três exercícios para quem tem as pernas inchadas, muito pesadas, com dores diárias ou simplesmente com uma sensação estranha.
Vale a pena considerar
O melhor é que podem ser feitos em casa (cinco minutos por dia) e, após alguns minutos, sentirá como ajudam a aliviar a pressão, melhorar a circulação sanguínea e sentir as pernas mais leves. Aqui estão eles:
- Contrair/esticar os pés na posição deitada.
- Flexionar e esticar os pés, apoiados na parede.
- Pegar a perna por trás e levantá-la. Em seguida, flexionar e esticar.