Cozinhar arroz e deixá-lo perfeito pode parecer, às vezes, algo quase impossível: ou fica duro ou fica cozido demais e pastoso, com todos os grãos grudados uns nos outros. No entanto, trata-se de uma das técnicas culinárias mais simples, se você conhecer os truques certos.
Seguindo alguns passos simples, é possível obter um arroz que não tem nada a invejar aos melhores restaurantes, elevando o nível de qualquer refeição que acompanhe.
1. Lavar com água abundante
Lavar com água abundante eliminará o excesso de amido, que, entre outras coisas, faz com que os grãos fiquem colados.
Para isso, recomenda-se lavar insistentemente até que a água saia completamente transparente.
2. As quantidades
Outro ponto fundamental é acertar nas quantidades de água e arroz. Assim, pode seguir duas orientações:
- Um copo de arroz por cada copo de água.
- Coloque o arroz na panela e encha com água até ficar cerca de 5 centímetros acima dos grãos (ou seja, o arroz deve ficar submerso e a água deve chegar alguns centímetros acima, mas sem exagerar).
3. A ferver
Em seguida, ligue o fogão na potência máxima, até começarem a sair bolhas. É o momento ideal para adicionar sal, se desejar.
4. Tapar
Assim que as bolhas começarem a sair, reduza a potência do fogão ao mínimo e tape a panela (com uma tampa que encaixe perfeitamente) durante 12 minutos.
Durante estes 12 minutos em que a panela está tapada e o lume está no mínimo, é essencial não destapar nem mexer o arroz, pois ele cozinhará sozinho.
5. Desligar e deixar repousar.
Passados os 12 minutos, desligue o lume, mas sem destapar a panela, e deixe repousar por mais 5 minutos.
Quando os 5 minutos tiverem passado, será o momento de retirar a tampa e servir um arroz solto e no ponto perfeito.