Carlos Ordinas explica quais são os alimentos a evitar para manter a saúde ocular, bem como quais são os ideais para melhorá-la. Através de um vídeo publicado no seu perfil do TikTok, Carlos Ordinas, especialista em nutrição com uma abordagem moderna e funcional, gerou discussão ao afirmar que muitos dos produtos que costumamos considerar prejudiciais não são, na verdade, os mais nocivos para a saúde dos olhos.
«Os alimentos mais perigosos para os seus olhos não são os alimentos gordurosos, não são as carnes processadas e não são os alimentos salgados», afirma no início do vídeo. Ao contrário do que todos podemos pensar, os alimentos com alto teor de gorduras saturadas ou sais, que são prejudiciais para outros tipos de problemas orgânicos, não o são para os olhos. Ao nível ocular, existem outros alimentos que podem degenerar gradualmente o desempenho da retina.
O especialista explica que o verdadeiro inimigo da saúde ocular está nos produtos com alto teor de açúcares e carboidratos refinados, presentes em muitos alimentos de consumo diário. Segundo Ordinas, esses componentes podem ter um impacto direto na pressão ocular e aumentar o risco de desenvolver doenças visuais graves. «Esses alimentos podem causar problemas na pressão dos seus olhos», afirma.
Para reforçar o seu argumento, Ordinas alude aos efeitos que a diabetes pode ter sobre a visão, uma relação médica bem documentada na literatura científica. «Se conhece alguém com diabetes, observe o que acontece aos olhos dessa pessoa. Elas têm problemas na retina, que é a extensão do cérebro que capta informações do exterior e as leva ao cérebro», explica.
Alimentos prejudiciais para os olhos
Com base na sua experiência, Ordinas alerta que certos alimentos supostamente «saudáveis» podem ser enganadores quando se trata de cuidar da visão. Em especial, ele aponta os cereais de pequeno-almoço e os sumos com beta-caroteno adicionado como exemplos de produtos supervalorizados nesse aspecto.
«Os alimentos mais perigosos para os olhos são os açúcares refinados e os cereais refinados, e isto porque o olho é extremamente sensível ao excesso de açúcar e a uma alimentação rica em hidratos de carbono, que acabam por provocar retinopatia diabética, edema macular, glaucoma e cataratas», afirma.
Que alimentos consumir para a saúde ocular
«E o melhor para os seus olhos não são os alimentos enriquecidos com vitamina A, como os cereais de pequeno-almoço. Nem os betacarotenos adicionados aos sumos de fruta, uma vez que não são a forma ativa da vitamina A e a conversão é mínima», adverte.
Perante isto, Ordinas propõe uma alternativa nutricional mais natural e eficaz para proteger a visão a longo prazo: «O melhor é uma alimentação baixa em hidratos de carbono e alimentos ecológicos, como ovos, fígado de vaca ou óleo de bacalhau. Dará aos seus olhos os ingredientes exatos de que precisam, especialmente para a retina», conclui.
O vídeo teve um grande impacto entre os seguidores do nutricionista, que frequentemente partilha conselhos baseados em evidências para melhorar a saúde através da alimentação. A sua abordagem afasta-se das recomendações convencionais e aposta numa visão integral do corpo e das suas necessidades reais.