Os especialistas revelam vários truques para manter os lençóis limpos e livres de todo o tipo de bactérias. Uma boa combinação de temperatura e detergente costuma ser a melhor opção para combater maus odores, manchas e bactérias nos lençóis. De acordo com várias crenças populares, lavar com água quente a 60 ou 90 graus Celsius é suficiente para manter afastados quaisquer germes ou sujidade na roupa, mas a realidade é que isso nem sempre é necessário.
Vários especialistas partilharam alguns truques para otimizar a lavagem dos lençóis, prolongando a vida útil do tecido e evitando custos elevados de eletricidade. Antes de ligar a máquina de lavar, é importante ter em conta que usar demasiada água pode danificar o tecido dos lençóis ao longo do tempo e desperdiçar energia desnecessariamente.
Outra coisa a ter em conta é que usar água muito fria não elimina as bactérias que o tecido possa ter. O truque, segundo os especialistas, está em encontrar a temperatura e a quantidade de água ideais para garantir uma boa limpeza, uma vida útil duradoura e custos de eletricidade adaptados às necessidades.
Truques para manter os lençóis limpos
De acordo com a revista Marie Claire, os detergentes modernos contêm enzimas e ingredientes ativos que funcionam muito bem mesmo com água fria. Os especialistas garantem que uma lavagem a 40 °C é suficiente para eliminar 99% das bactérias e ácaros do pó que possam estar presentes no tecido. Esta temperatura é ideal para manter uma boa higiene e cuidar das fibras das cores dos lençóis sem consumir muita energia.
Também é recomendável a utilização de lavagens a 60 ºC, mas apenas em casos excecionais. Se a pessoa que está a utilizar os lençóis estiver a passar por um período de doença ou tiver alergias graves aos ácaros do pó, uma boa opção é aumentar a temperatura da água. O custo da eletricidade aumenta quanto mais quente estiver, mas uma lavagem a 60 ºC permite eliminar germes e alérgenos externos.
Alguns profissionais recomendam usar sempre a temperatura mais alta especificada na etiqueta dos lençóis. Dessa forma, evita-se a deterioração do tecido e, ao mesmo tempo, elimina-se as bactérias que ele possa ter. Um médico indicou que certos vírus e bactérias só são neutralizados a partir dos 60 ºC. No caso de o proprietário dos lençóis ter tido contacto com algum vírus ou bactéria forte, recomenda-se a utilização de altas temperaturas.
No caso de uso diário, sem vírus ou bactérias latentes no ar do quarto, os especialistas recomendam lavagens a frio a 20 ºC. Esta temperatura é suficiente se combinada com um detergente potente. Este truque também permite uma maior economia de energia a longo prazo, podendo chegar a uma redução de 62% em comparação.
Em caso de dúvida, o melhor é consultar sempre a etiqueta de manutenção para saber a temperatura máxima permitida para cada tipo de tecido. Na hora de escolher detergentes, as melhores opções geralmente são os exzimáticos, por seu bom funcionamento em baixas temperaturas. Uma alternativa a este tipo de detergente pode ser lavagens entre 40º e 60º em casos de doença ou alergia.
Outra dica é usar ciclos longos e evitar, sempre que possível, sobrecarregar a máquina de lavar com grandes quantidades de roupa. Desta forma, os lençóis poderão ser enxaguados corretamente sem qualquer tipo de problema. Na hora de estender a roupa, uma boa opção é a secagem natural ao sol, pois a luz ultravioleta permitirá a decomposição de micróbios que possam ter ficado presos no tecido.