Uma especialista em jardinagem recomendou este truque, que permite oxigenar o solo e manter o nível de humidade necessário nas plantas.
Além da função decorativa, as plantas têm muitas vantagens tanto para a casa como para as pessoas. Elas purificam o ar e produzem oxigénio, além de melhorar o humor e reduzir o stress.
No entanto, para conseguir tudo isso, é necessário cuidar bem delas e prestar atenção às suas necessidades. Nem sempre é necessário recorrer a produtos químicos, às vezes basta usar rolhas de vinho, explicam os especialistas.
Por que colocar rolhas em vasos com plantas?
Como explica Maria, conhecida como «doutora das plantas», «colocar rolhas de vinho no fundo do vaso proporciona aeração e boa drenagem dentro do substrato».
Segundo os jardineiros, a rolha tem uma textura que permite que o ar circule mais eficazmente entre as partículas do solo, criando uma microventilação que contribui para a saturação das raízes com oxigénio.
Essa oxigenação é necessária para as plantas, pois as raízes precisam não só de água e nutrientes, mas também de respirar, e quando o solo está muito compactado ou não é arejado, elas podem sufocar e enfraquecer.
Além de promover a circulação de oxigénio, os tampões atuam como reguladores de humidade. Graças à sua capacidade de absorver e liberar água lentamente, eles ajudam a manter o equilíbrio no substrato.
Isso evita tanto o excesso de humidade, que contribui para o aparecimento de fungos ou apodrecimento das raízes, quanto a secura excessiva, que enfraquece a planta.
Em outras palavras, os rolhas agem como uma espécie de esponja natural, que ajuda o solo a manter a humidade necessária por mais tempo.
Outro aspeto importante é que os rolhas, ao não se decomporem rapidamente, são um material duradouro que melhora a estrutura do solo.
Misturadas com a terra ou colocadas como camada superficial, ajudam a evitar que o substrato se compacte, mantendo a sua leveza e facilitando o desenvolvimento das raízes.
Esta qualidade é especialmente útil em vasos pequenos, onde o espaço é limitado e o compactamento do substrato geralmente ocorre mais rapidamente.
Usar o cortiça é muito simples. Ela recomenda retirar a planta do vaso antigo e transplantá-la para um novo, com orifícios nas laterais e na base, para que a planta «fique o mais livre possível».
A especialista aconselha colocar várias rolhas de garrafas de vinho no fundo do vaso, tanto no cerâmico externo quanto no interno; no entanto, como já mencionámos, elas também podem ser colocadas como uma camada superficial.