Quando se faz uma festa com amigos e começam a acumular-se rolhas de garrafas de vinho, muitos tendem a deitá-las fora diretamente. No entanto, se forem conservadas em óleo reutilizado, que já foi usado várias vezes para fritar, e deixadas a repousar, ficam como um combustível perfeito para avivar uma fogueira ou até mesmo acender churrasqueiras.
Um truque simples
A ideia engenhosa foi partilhada há alguns meses por Marta, uma catalã e influenciadora que revolucionou a forma de reciclar. No seu perfil do Instagram, ela mostra aos seus seguidores este truque simples para que as rolhas de cortiça de garrafas de vinho ou cava se transformem em verdadeiros acendedores naturais.
Usar rolhas para uma lareira ou churrasqueira é algo muito comum para todos aqueles que já têm experiência em acender fogos, mas há uma maneira de torná-las mais eficazes.
A primeira coisa a fazer é recolher essas rolhas e, em seguida, colocá-las num recipiente com óleo de fritura reutilizado, que normalmente é deitado fora sem grande consideração. Depois de estar bem impregnado e de ter repousado algumas horas, já tem um combustível para quando quiser.
Este vídeo, que se tornou viral muito rapidamente, mostra uma nova tendência na reciclagem, dando uma segunda vida a produtos que são deitados fora depois de usados.
Se forem utilizados de forma criativa, a maioria dos «resíduos» pode ter uma segunda vida e, se além disso evitarem o uso de produtos químicos como o líquido inflamável, melhor ainda.
Mais usos para as rolhas
Nas redes sociais, não só se destacam truques como este, mas as rolhas também podem ser usadas para projetos de bricolagem, decoração ou, como algumas empresas têm mostrado, na indústria da moda.
Não se deve apenas evitar o desperdício de produtos, mas repensar o que se pode fazer com eles depois de terem cumprido a sua função principal.