Os ovos são um dos produtos indispensáveis na cozinha da maioria das famílias, são muito versáteis e facilmente incorporados em todos os tipos de pratos e receitas, graças às diversas formas de preparo. Mas eles se destacam não apenas por suas qualidades culinárias, mas também pelos benefícios dos ovos para a saúde. Um médico especialista e divulgador descreve-os como uma «pérola nutritiva» devido às suas propriedades benéficas para o organismo. Num vídeo publicado na sua página do Instagram, o especialista destaca a elevada concentração de proteínas como uma das principais vantagens deste produto. Elas desempenham um papel fundamental na produção e regeneração celular, bem como no bem-estar e manutenção dos tecidos, como os músculos.
Outra propriedade nutritiva dos ovos é a colina, uma vitamina do complexo B que tem um efeito positivo na saúde do cérebro e no desenvolvimento cognitivo. «O cérebro utiliza a colina para produzir acetilcolina, um neurotransmissor necessário para a memória e a aprendizagem. Também ajuda a proteger os neurónios. Pense nisso como uma armadura para os seus neurónios», explica o psiquiatra.
Por outro lado, existem antioxidantes, entre os quais vale a pena mencionar a luteína e a zeaxantina, devido ao seu efeito benéfico na saúde da visão. Um estudo realizado por um grupo especializado da Universidade Médica de Łódź associa ambos os componentes à redução do risco de desenvolvimento de catarata e degeneração macular. O especialista também destaca outros benefícios dos ovos, como vitamina D, ferro e gorduras saudáveis. «O consumo de ovos dentro de uma dieta saudável e por pessoas saudáveis não aumenta o nível de colesterol», sublinha Manuel Viso.
Outros alimentos saudáveis recomendados pelo Dr. Manuel Viso
Além dos ovos, ele também destaca outros dois alimentos que se destacam pelas suas propriedades benéficas para a saúde. Um deles são as nozes, que são uma fonte rica em ácido alfa-linolénico, o «omega-3 vegetal», como o especialista o define. Este composto ajuda a proteger a saúde do coração e do cérebro. «São antioxidantes e anti-inflamatórios».
Além disso, as nozes contêm proteínas, fibras e minerais, como magnésio e fósforo. O médico garante que basta comer uma mão cheia de nozes por dia para aproveitar os seus benefícios. Outra vantagem é que elas saciam bem.
Os legumes também merecem um lugar na dieta diária, segundo a recomendação do especialista. «Poucos alimentos são tão completos, versáteis e acessíveis», afirma. Isto deve-se ao seu elevado teor de proteínas, fibra, ferro e zinco, bem como vitaminas do complexo B e hidratos de carbono de absorção lenta.