A técnica, que se tornou viral nas redes sociais, requer poucos componentes e torna eficaz um processo doméstico. Dentro de uma casa, os móveis são grandes acumuladores de poeira: o fenómeno ocorre, geralmente, devido à acumulação de micropartículas que flutuam no ar e acabam por se depositar nas superfícies. Uma vez nos móveis, elas aderem devido à eletricidade estática, principalmente em elementos como plástico, telas e madeira; e à gordura ambiental, como a fumaça da cozinha ou a humidade.
As moléculas, que são muito leves, acabam por assentar lentamente nos locais mais planos, uma vez que não há muita perturbação que as levante novamente. Mesmo que se realize o processo de limpeza, a verdade é que haverá partículas que reaparecerão constantemente, num ciclo contínuo preocupante. Para acabar com esse flagelo, existe um truque curioso.
A técnica foi apresentada pela influenciadora Marga Díaz através da sua conta oficial no Instagram, mais conhecida como “@decorbymaggie”: a publicação foi feita em novembro do ano passado e, por seus resultados eficazes, recebeu centenas de comentários positivos nas redes dos utilizadores que a replicaram. Ao mesmo tempo, obteve cerca de 115.000 likes.
Como é a fórmula que evita a propagação de pó nos móveis
A fórmula em questão, por sua vez, permite manter as áreas livres de pó por mais tempo, evitando a necessidade de fazer manutenção regularmente. Para isso, são necessários uma série de componentes, como um pulverizador – de preferência, de 500 mililitros -, uma colher de sopa de detergente, uma colher de sopa de azeite, uma colher de sopa de vinagre, 20 gotas de óleo essencial com aroma à escolha e encher com água.
Em seguida, deve-se pulverizar a mistura em um pano de microfibra, embora também seja possível usar uma toalha pequena: a substância pode ser usada em superfícies lacadas, provocando o mesmo efeito. É melhor não espalhá-la em áreas coloridas, pois a tinta pode sair. De qualquer forma, é um típico limpador doméstico multiuso.
No entanto, é fundamental ter em conta algumas situações, como a combinação entre a água e o óleo: deve agitar-se sempre que for utilizado, para manter a eficácia. Por outro lado, o azeite pode deixar as superfícies um pouco gordurosas, com uma película pegajosa, embora esta deva diluir-se com o passar dos minutos.
Por que é preciso ter cuidado com a mistura e quanto tempo dura
Por sua vez, ao guardar o líquido durante semanas, o que pode acontecer é que ele seja contaminado por fungos e microrganismos, por isso não é recomendável armazená-lo por mais de duas semanas. É claro que nunca se deve misturar com lixívia ou outros produtos de limpeza químicos, pois isso representaria um risco devido à reação resultante.
Geralmente, é libertado um gás tóxico conhecido como cloro, que pode causar tosse, irritação ocular, dor de garganta e, em altas concentrações, eventuais danos pulmonares. Para uma limpeza eficiente, é necessário um aspirador com filtro HEPA, se possível, pois ele retém partículas finas como pólen, ácaros e poeira da rua.
As melhores recomendações para evitar o pó em casa
Além disso, é necessário lavar os lençóis semanalmente, principalmente se forem guardados em móveis; evitar tapetes grandes; deixar as roupas em armários fechados e limpar de vez em quando as cortinas e os estofados. Com essas dicas simples e seguindo uma rotina mínima, as micropartículas passarão a fazer parte do passado e a casa ficará como nova.