Larry Ellison, cofundador e presidente da Oracle, destrona Elon Musk como a maior fortuna do planeta. A participação do magnata de 81 anos na empresa que cofundou aumentou nesta quarta-feira para 397 mil milhões de dólares (340 mil milhões de euros à taxa de câmbio) depois de o grupo ter disparado as suas ações mais de 40% em Wall Street. Assim, este valor ultrapassa o património líquido total de Musk de aproximadamente 384 mil milhões de dólares (328 mil milhões de euros), de acordo com o índice de multimilionários da Bloomberg.
O mesmo índice reflete um marco histórico: a participação de Ellison na Oracle valorizou quase 100 mil milhões de dólares (cerca de 85 mil milhões) em apenas um dia. O motivo? A empresa conquistou os investidores com as suas previsões de crescimento para os próximos anos do seu negócio de cloud, com a inteligência artificial como catalisador do negócio.
O impulso da riqueza de Ellison, que recentemente ultrapassou Mark Zuckerberg (CEO da Meta) no ranking de fortunas, deve-se à transformação da Oracle. A empresa, historicamente conhecida pelas suas bases de dados corporativas, investiu milhares de milhões para se posicionar na nuvem e, mais recentemente, na infraestrutura necessária para o boom da IA.
O entusiasmo em torno da IA disparou a procura por capacidade de computação. A Oracle não só triplicou o seu valor desde o lançamento do ChatGPT em 2022, como também fechou acordos estratégicos com a OpenAI, a Nvidia e a ByteDance (TikTok). Em setembro, a empresa surpreendeu Wall Street com previsões agressivas para o seu negócio na nuvem, o que disparou as suas ações para máximos históricos.
De Chicago ao topo do Vale do Silício
A história de Ellison é a de um outsider que se tornou um titã da tecnologia. Nascido em Chicago e criado por familiares adotivos, ele abandonou a faculdade antes de se mudar para a Califórnia. Lá, trabalhou como programador até que, em 1977, cofundou o que mais tarde se tornaria a Oracle.
Newsletter O boletim PM
Conheça as notícias mais importantes do dia ao fechar os mercados. Uma seleção de conteúdos que o ajudará a antecipar as decisões do dia seguinte.
Com uma oferta pública inicial em 1986 e um crescimento sustentado durante décadas, a Oracle tornou-se um dos gigantes de software mais influentes do mundo. Ellison deixou o cargo de CEO em 2014, mas continua como presidente e diretor de tecnologia, além de maior acionista com mais de 40% da empresa.
Proprietário do Indian Wells e investidor da Tesla
A ascensão de Ellison não foi isenta de controvérsia, em parte devido à sua vida extravagante. Ele possui megaiates, aviões particulares e várias propriedades, incluindo a ilha havaiana de Lanai, adquirida em 2012 por 300 milhões de dólares. Lá, ele impulsionou projetos de turismo de luxo e bem-estar, embora também tenha recebido críticas por deslocar a população local. Além disso, é proprietário de um torneio de ténis em Indian Wells, investiu na equipa de vela que venceu a America’s Cup em 2010 e tem sido um acionista relevante da Tesla, a empresa de Musk.