Numa das suas publicações deste verão, este especialista de Sevilha deu uma recomendação sobre desligar o carro com o ar condicionado ligado.
Nos meses de verão, o ar condicionado no carro é indispensável ao conduzir, pois permite reduzir a temperatura no interior para evitar possíveis riscos ao volante.
No entanto, é necessário tomar uma série de precauções ao utilizá-lo para não danificá-lo, como explica o famoso mecânico da Talleres Ebenezer, Juan José, num dos seus vídeos no TikTok. O especialista recomenda não desligar o carro se o ar condicionado ainda estiver ligado e diz que é melhor desligar primeiro o refrigerador.
Por que pode ser prejudicial parar o carro com o ar condicionado ligado?
Juan José esclarece que «o carro não percebe quando está parado», ou seja, segundo o mecânico, ao desligar o motor, o ar condicionado não fica na «posição de parada», mas sim em «estado de funcionamento».
Assim, segundo o especialista: «O compressor continuará a ter inércia e força, e a correia auxiliar continuará a ter tração». Por isso, Juan José indica que devemos remover essa carga antes de parar o carro, pois, assim, eliminaremos danos ao sistema de ar condicionado e evitaremos futuras avarias.
Quais são as avarias mais comuns no ar condicionado?
Em primeiro lugar, pode ocorrer uma avaria relacionada com o refrigerante, seja porque não circula a quantidade necessária devido a uma fuga no reservatório ou nos tubos. Também é frequente ocorrer uma avaria no fusível responsável pelo fornecimento de energia ao ar condicionado.
Além disso, podem ocorrer obstruções nos filtros de ar, o que impede o fluxo adequado de ar para o interior do veículo. Por fim, uma avaria frequente é a avaria do compressor do ar condicionado; se ele parar de funcionar, o gás não se transforma em líquido e, consequentemente, o ar que circula pelos canais não é arrefecido.
Como resolver as avarias acima mencionadas?
A maioria dos problemas acima mencionados está normalmente relacionada com a manutenção inadequada do automóvel, bem como com a limpeza inadequada do sistema de ar condicionado.
Portanto, antes do verão, é necessário ir a uma oficina para fazer uma verificação completa do ar condicionado, durante a qual serão verificados os componentes que podem causar essas avarias comuns, como entradas de ar externas, nível de refrigerante, fusíveis, válvula de expansão e canais.