Para sacar dinheiro, não será mais necessário ter um cartão físico. Essa revolução está chegando aos caixas eletrônicos. O banco americano Chase Bank decidiu implementar novas tecnologias. O motivo? Em primeiro lugar, garantir a segurança dos titulares de contas. Os bancos em Portugal decidirão adotar essas inovações? Eles têm motivos para isso.
Revolução nos caixas eletrônicos
Não será mais necessário ter um cartão físico para sacar dinheiro, anunciou o banco americano Chase Bank, que possui uma extensa rede financeira e começará a implementar novas tecnologias nos caixas eletrônicos. De onde surgiu essa mudança revolucionária? É parte de um processo de digitalização que visa garantir rapidez e segurança aos titulares de contas. Trata-se de um uso ainda mais amplo de ferramentas digitais em detrimento das tradicionais.
Como será o levantamento de dinheiro sem cartão bancário?
Totalmente em formato digital. Isso será possível graças ao uso da tecnologia NFC em leitores de telemóveis ou no Google Pay e Apple Pay, em vez do uso de cartões físicos.
Para levantar dinheiro, será necessário aproximar o telemóvel do leitor NFC do multibanco, que se conectará automaticamente aos seus dados bancários. Da mesma forma, no caso de cartões associados ao Google Pay ou Apple Pay, o levantamento de dinheiro será efetuado e a transação concluída em ambos os casos através da introdução do PIN.
Além disso, o banco desenvolveu outras alterações que serão implementadas nos caixas automáticos tradicionais, o que deverá proporcionar ferramentas mais convenientes para as operações realizadas nestes dispositivos.
Soluções inovadoras
Que soluções surgirão entre as novas ferramentas que estarão disponíveis nos caixas eletrônicos do Chase Bank? Entre elas estará a identificação biométrica, que será necessária para concluir algumas operações bancárias, como transferências, com o objetivo de garantir um nível adicional de segurança. Os caixas eletrônicos serão sincronizados com o aplicativo do banco, o que permitirá realizar transações em modo combinado, iniciando-as ou concluindo-as através do internet banking. Além disso, será introduzida uma assistência virtual que oferecerá ao utilizador um guia detalhado para realizar diversas transações, simplificando todo o processo.
Quando os novos caixas eletrônicos serão uma realidade?
Eles ainda estão em fase de desenvolvimento e, embora sua implementação ocorra mais cedo ou mais tarde, o Chase Bank ainda não divulgou uma data específica.
Os bancos na República Checa também irão optar por estas inovações?
Eles têm motivos para isso. Os criminosos estão constantemente à procura de novas formas de roubar dinheiro. Recentemente, tem-se falado muito sobre um novo método que permite aos ladrões levantar qualquer quantia em caixas automáticas.
Trata-se do chamado jackpotting. Consiste em danificar fisicamente parte da consola do dispositivo, desligar os cabos que a ligam ao computador do caixa eletrônico e, em seguida, conectar uma caixa preta. Graças a ela, os criminosos enviam comandos ao caixa eletrônico através do seu próprio computador para retirar determinadas quantias, o que lhes permite esvaziar o dispositivo.
Outra forma bem conhecida de roubo é o skimming, ou seja, a cópia de dados de cartões de pagamento. Para isso, os criminosos instalam uma placa especial no caixa eletrônico, geralmente na ranhura para o cartão, que lê as informações gravadas na banda magnética. Qualquer elemento incomum no caixa eletrônico deve chamar a nossa atenção. Nessa situação, é melhor cancelar a transação e informar o banco.
Como se proteger dos ladrões?
Para se proteger contra tais ameaças, é recomendável sacar dinheiro sem inserir o cartão, usando a função de pagamento sem contato. Uma boa solução também é usar códigos BLIK, gerados no aplicativo do banco. O mais seguro é usar caixas eletrônicos localizados em agências bancárias ou sob vigilância de câmeras e evitar dispositivos suspeitos.