Os produtos naturais costumam ser muito eficazes para prevenir o aparecimento de pragas em casa. O outono é geralmente associado ao regresso das férias, após o descanso e o retorno às preocupações do dia a dia. Mas poucos se lembram que, com a chegada do calor e o aumento da temperatura nas casas, aparecem os insetos.
De moscas a mosquitos e percevejos, eles geralmente aparecem em julho, agosto ou setembro, quando a temperatura fica especialmente alta, principalmente em apartamentos vazios. Outros novos inquilinos que nunca perdem a festa em regiões quentes são as traças e as borboletas, responsáveis pela deterioração de alguns produtos.
É por isso que as câmaras municipais de algumas cidades tomam medidas para prevenir o aparecimento de pragas, como é o caso de Lisboa. Foi precisamente no verão passado que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pescas libertou 1,3 milhões de machos estéreis de mosquitos tigre para impedir a propagação deste inseto.
Infelizmente, não é possível tomar medidas contra todos os insetos, exceto a desinfestação geral de algumas áreas. Portanto, para evitar o seu aparecimento em casa, existem vários remédios caseiros e truques confiáveis e muito económicos. Um deles é a folha de louro.
A influenciadora @hojaverdepaola, numa publicação no TikTok, falou sobre um remédio muito eficaz para combater baratas. No vídeo, que recebeu centenas de curtidas, é possível ver como ela usa louro seco (embora o fresco também sirva) para afugentar os temíveis insetos. Outro remédio, como ela explica ironicamente, é ter um gato.
As folhas desta planta contêm uma substância chamada eugenol e outros óleos essenciais que exalam um aroma desagradável para os insetos e, assim, atuam como uma barreira que protege a casa.
Como ela mostra na publicação, basta colocar algumas folhas atrás das portas, janelas ou nos cantos que dão para a rua, especialmente onde os insetos costumam entrar. Embora ela mesma indique que o aroma pode durar até um ano, recomenda-se renovar as folhas periodicamente para garantir um efeito «inseticida» duradouro.