No iOS 26, você tem um filtro que atende chamadas de desconhecidos, pergunta quem é e o que quer, e depois fornece a informação quando o telefone toca.
Vamos explicar o que é e como funciona o filtro de chamadas do iOS 26, com o qual você terá mais uma medida para se proteger contra chamadas fraudulentas ou spam telefónico. Esse tipo de chamada é um problema crescente contra o qual estão sendo criadas leis, com medidas como obrigar o uso de prefixos específicos.
No entanto, nenhuma dessas medidas parece estar a funcionar, e o processo de gravar e denunciar chamadas de spam é um pouco demorado, por isso muitos preferem nem se dar ao trabalho. O novo método da Apple também não é perfeito, vamos indicar algumas desvantagens, mas é uma camada extra de proteção.
Como funciona o novo filtro do iOS
O novo filtro de chamadas do iOS 26 foi concebido especificamente para chamadas automáticas. São aquelas chamadas que não são feitas por nenhum humano, apenas por um atendedor de chamadas que lhe envia uma mensagem e depois desliga, ou mesmo para publicidade telefónica feita por humanos.
O que este filtro faz é que a Siri atua como sua secretária. Quando um número desconhecido lhe liga, em vez de atender o telefone, a Siri pedirá que diga o nome e o motivo da chamada. E quando a outra pessoa responder, então receberá a chamada e poderá ler quem é e o que quer para decidir se está interessado em atender a chamada ou não.
Este filtro será ativado com todos os números que não tiver na sua agenda. Ou seja, se um familiar ou amigo cujo número está guardado lhe ligar, o telefone tocará normalmente, mas se não for esse o caso, será aplicada a proteção com o atendedor de chamadas da Siri.
Outra coisa importante é que a chamada não tocará desde o início. Primeiro, será a Siri que atenderá, perguntando o motivo da chamada, e só quando a outra pessoa responder é que a chamada lhe será encaminhada.
Isto tem inconvenientes
A ideia da Apple é boa, mas tem um grande inconveniente: se uma pessoa legítima lhe ligar, pode pensar que o bot telefónico é você e, então, pode perder uma chamada importante de alguém que não está na sua agenda.
Por exemplo, pode ser a chamada de um entregador que lhe traz a encomenda de uma compra online. Imagine que ele liga para perguntar se pode passar, e em vez de uma pessoa atender, é a Siri que atende. O normal é ele desligar, pensando que tem o seu número errado.
Nesses casos, a chamada nunca chegará até si, nem mesmo saberá que lhe ligaram, porque inicialmente não toca. Isso também pode acontecer com chamadas da administração pública ou simplesmente com alguém que conhece, mas cujo número não tem na sua agenda telefónica.
Como ativar este filtro de chamadas
Para ativar este filtro de chamadas, deve ter um telefone atualizado para o iOS 26. Depois de o ter, entre nas definições e vá para a secção Apps. Aqui, clique na aplicação Telefone para aceder às suas definições.
Uma vez nas opções de configuração da aplicação Telefone, desça até à secção Filtragem de chamadas, onde pode ativar a opção Solicitar motivo da chamada para ativar o filtro.