Trata-se de aproveitar a humidade para eliminar o calor. Basta um simples pulverizador ou uma toalha húmida
Enfrentar uma onda de calor como a que estamos a viver pode ser um desafio. Não é só o asfalto da rua que parece derreter. É o calor em casa, as noites em claro a dar voltas na cama sem conseguir dormir. O ar condicionado é uma opção, mas e quando não existe?
Para remediar este problema, este arquiteto oferece a sua contribuição. Trata-se de arrefecer o quarto, mas sem ter de usar o ar condicionado, algo que ele afirma ser possível seguindo uma série de passos, conselhos práticos e truques.
Humidificar é a chave
E é que, conforme detalha @leonardo_rogel na sua conta do TikTok, para não passar calor no verão e dormir num ambiente fresco, basta usar um ventilador, uma toalha e água. Segundo ele, o truque está em fazer com que o ventilador não apenas movimente o ar, mas também o arrefeça. «O problema dos ventiladores é que eles apenas sopram ar, por isso precisamos baixar a temperatura do ar», explica.
O que é preciso fazer é molhar uma toalha e colocá-la atrás do ventilador. Desta forma, consegue-se algo semelhante ao que permite um ventilador com depósito de água. Desta forma, indica que «a água, ao evaporar, arrefecerá o ar à volta da toalha, ar que será sugado pelo ventilador e empurrado na sua direção».
Nesse sentido, é preciso ter cuidado com um aspecto: a toalha molhada nunca deve tocar no ventilador. Para isso, pode pendurar a toalha no encosto de uma cadeira, num cabide ou no trilho de uma cortina e deixar um espaço com o ventilador.
Além deste sistema, outra dica que ele dá é humidificar o ar do quarto, o que pode ser feito borrifando água com um atomizador no quarto antes de dormir.
E para as noites mais quentes, o arquiteto avisa que o melhor é colocar o ventilador na janela, de forma que ele possa ajudar a introduzir o ar fresco do exterior e empurrá-lo para dentro do quarto.
Outras dicas básicas
Além disso, está ao nosso alcance tentar reduzir a temperatura. É possível manter um quarto mais fresco se fechar as persianas e cortinas durante o dia para evitar que o sol aqueça demasiado o interior. Assim, é possível reduzir significativamente a temperatura interna, bloqueando a entrada dos raios solares.
Além disso, não se deve esquecer a ventilação cruzada, essencial para refrescar os espaços. É necessário abrir janelas em lados opostos do quarto ou da casa para criar correntes de ar que ajudarão a baixar a temperatura e a melhorar a circulação do ar. Se possível, é melhor fazê-lo durante as horas mais frescas do dia, como de manhã cedo ou à noite.
Incorpore elementos naturais, como plantas, que podem ajudar a arrefecer o ambiente através da transpiração. As plantas não só melhoram a qualidade do ar, como também podem baixar ligeiramente a temperatura. Além disso, considere instalar ventiladores de teto, que são mais eficientes em termos energéticos e podem manter o ar em movimento.
Outra dica é evitar o uso de eletrodomésticos que geram calor durante o dia, como fornos ou secadoras. Para não ter que usar fornos, fogões ou fritadeiras, opte por refeições frias e use eletrodomésticos menores, como micro-ondas, para reduzir a carga térmica na sala. Além disso, desligue os dispositivos eletrónicos quando não estiverem em uso.
O uso de roupa de cama e têxteis adequados também é fundamental. Roupa de cama leve e de cores claras, bem como cortinas térmicas, podem ajudar a manter o quarto fresco. Estes materiais refletem mais a luz e o calor, ao contrário dos têxteis escuros, que os absorvem.
Por fim, considere investir em sistemas de isolamento e climatização adequados. Um bom isolamento nas paredes e tetos pode manter o calor fora no verão e o frio fora no inverno. Sistemas de ar condicionado eficientes e ventiladores adicionais também podem proporcionar alívio durante as ondas de calor mais intensas.