Embora seja comum recomendar não comê-las antes de dormir, a verdade é que essa pode ser a melhor hora do dia para fazê-lo. Existe a ideia de que não é bom consumir frutas à noite, pois elas podem ter vários efeitos negativos para a saúde.
No entanto, ao contrário do que as pessoas acreditam, a verdade é que qualquer fruta pode ser consumida à noite, desde que seja no contexto de uma alimentação saudável.
Além de não ser ruim comê-las a essa hora do dia, algumas delas podem até trazer benefícios importantes se consumidas antes de dormir, pois podem ter efeitos relaxantes, como explicamos a seguir.
Frutas que trazem benefícios se consumidas à noite
Como mencionamos, consumir frutas à noite pode ser benéfico se forem escolhidas aquelas que fornecem fibras, vitaminas e têm baixo índice glicémico. Algumas opções recomendadas são as seguintes:
- Maçã e pêra: Ambas são ricas em fibras e baixas em calorias. Sua digestão é fácil e gera sensação de saciedade. Também fornecem fibras, que contribuem para o trânsito intestinal e evitam desconfortos digestivos noturnos. O seu baixo índice glicémico ajuda a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue durante a noite.
- Kiwi: vários estudos sugerem que o seu conteúdo em antioxidantes e serotonina pode favorecer a qualidade do sono. Contém vitamina C, vitamina K e potássio, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e muscular.
- Banana: também é uma fruta recomendada antes de dormir. É rica em magnésio e potássio, minerais que contribuem para o relaxamento muscular e a redução do stress. Além disso, contém vitamina B6, que intervém na produção de melatonina, a hormona que regula o ciclo do sono.
- Cerejas: especialmente as ácidas ou da variedade «Montmorency», são uma das poucas fontes naturais de melatonina. Consumir cerejas ou sumo de cereja pode ajudar a regular o relógio biológico e melhorar o descanso noturno.
- Morangos: também são uma boa escolha por serem baixos em calorias, fornecerem antioxidantes e promoverem a saciedade. Consumidos ao natural, sem adição de açúcar, podem ser um lanche adequado no final do dia.
É importante mencionar que, para obter os benefícios acima mencionados, o ideal é consumir frutas frescas, inteiras e sem adição de açúcares extras para prevenir efeitos adversos, como aumento da glicose.