Um dispositivo autossuficiente que gera a sua própria energia e é capaz de cortar a água se detetar fugas.
Em ocasiões anteriores, falámos de invenções para monitorizar e evitar fugas de água em diferentes partes da casa que podem tornar-se um problema importante se não forem resolvidas o mais rapidamente possível, por exemplo, causando estragos ou simplesmente um desperdício desnecessário.
Mas há um problema muito comum ao qual muitas vezes não prestamos atenção porque nos parece sem importância ou mesmo porque desconhecemos a sua existência: as fugas ou perdas de água na cisterna da sanita.
Esse gotejamento incessante 24 horas por dia que aparentemente não é muita água, mas que no final do mês ou do ano pode significar um pico na conta e um desperdício de um recurso tão valioso.
Um detetor de fugas de água para a sanita
Para evitar este problema foi concebido o LeakLogik, um pequeno dispositivo em forma de caixa retangular alimentado por bateria cuja missão é detetar e parar fugas de água nas sanitas diretamente na fonte, ou seja, na tomada de água.
É colocado diretamente na linha de abastecimento de água sob o vaso sanitário e utiliza o reconhecimento de padrões de fluxo para saber qual é o volume normal de enchimento da cisterna, juntamente com uma válvula interna para poder cortar o fluxo de água assim que detecta uma fuga. Assim, promete evitar tanto o desperdício silencioso de água como o aumento da nossa conta.
Como é que sabe que houve uma fuga? Bem, uma vez configurada inicialmente a capacidade normal de enchimento da cisterna, o dispositivo deteta qualquer anomalia graças ao seu circuito interno. Por exemplo, se a entrada de água continuar ativa após ter sido enchida com um determinado número de litros, isso pode indicar que há fugas de água e corta a entrada.
Ao contrário de outros sistemas que funcionam graças a sensores elétricos, o LeakLogik obtém a sua informação e energia diretamente de um mini gerador hidroelétrico. Como funciona? Transformando a energia cinética da água que entra na tubagem em eletricidade suficiente para alimentar os circuitos do aparelho.
Ao contrário de outras soluções mais complexas, que geralmente são integradas com sensores e plataformas domóticas, esta invenção é um sistema completo que funciona, em princípio, sem grande intervenção do utilizador.
Preço e disponibilidade
De momento, o LeakLogik já tem um protótipo validado e pronto para a sua produção inicial, embora, segundo os seus criadores, já estejam a trabalhar numa versão melhorada com WiFi e funções de análise em tempo real. Os preços ainda são uma incógnita.