Os aparelhos que funcionam com elementos aquecedores ou que consomem muita energia podem sobrecarregar os cabos. Aquela extensão que parece tão inofensiva pode se tornar um pesadelo. Paul Martínez, proprietário da Electrified NYC no Brooklyn, Nova Iorque, é categórico quando fala sobre eletrodomésticos conectados a extensões: “nenhuma extensão, de forma alguma”.
A razão é simples, mas assustadora: os aparelhos que funcionam com elementos aquecedores ou que consomem muita energia podem sobrecarregar os cabos e provocar incêndios.
Eletrodomésticos que não devem ser conectados a extensões
O site mencionado acima afirma que, entre 2017 e 2019, aquecedores portáteis estiveram envolvidos em 1.700 incêndios por ano, de acordo com a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo, alguns com resultados fatais.
Para o especialista, os sete eletrodomésticos que nunca devem ser ligados a cabos de extensão são:
1. Aquecedores: Os mais perigosos de todos. Quando se liga um a uma extensão, «a ficha derrete e começa um incêndio», explica Martinez.
2. Frigoríficos: Embora consumam menos energia (300 a 800 watts), funcionam 24 horas por dia e podem causar avarias.
3. Torradeiras e fornos elétricos: parecem pequenos, mas consomem entre 1.200 e 1.400 watts.
4. Ar condicionado: consomem muita energia para refrigerar a casa e precisam de tomadas de parede.
5. Fritadeiras de ar: Podem consumir até 2 mil watts, dependendo do tamanho.
6. Micro-ondas: Precisam de circuitos dedicados devido ao seu alto consumo.
7. Cabos de extensão conectados entre si: O “encadeamento” pode superaquecer os circuitos
O problema está nos números que poucos conhecem. Os cabos de extensão padrão de calibre 14 só podem suportar até 1.800 watts ou 15 amperes, o mesmo que uma tomada comum.
Martínez recomenda que qualquer eletrodoméstico que use mais de 1.500 watts deve sempre ser conectado a um circuito dedicado.
«Muitas pessoas não têm conhecimento sobre cabos de extensão», diz ele. «Se tiver um cabo de calibre 14 e ligar um eletrodoméstico com elemento de aquecimento, como um forno torradeira, micro-ondas ou máquina de lavar louça, o calibre 14 não suportará a amperagem e pode queimar o cabo de extensão. É isso que causa incêndios na cidade de Nova Iorque», afirma.