Um especialista em segurança alertou para um perigo que se repete em milhões de casas: deixar a chave na fechadura por dentro é contraproducente.
O TikTok está repleto de avisos de especialistas que alertam sobre uma prática muito comum em milhões de casas: deixar a chave na fechadura por dentro. Samuel Prieto, especialista em segurança, afirma na rede social que isso tem o efeito oposto.
Esta prática popular pode representar mais um risco do que uma proteção.
O especialista em segurança alerta que isso pode facilitar roubos na casa ou dificultar a evacuação rápida em caso de emergência.
Falsa sensação de segurança quando a chave está virada
Samuel deixou claro que isso cria uma falsa sensação de controlo, embora muitos ignorem medidas realmente eficazes para proteger a casa. Fechaduras inteligentes, uso de travas adicionais e instalação de câmaras de vigilância são métodos mais eficazes.
«Colocar a chave na fechadura não oferece segurança adicional e pode até ser contraproducente», alerta o especialista do Instituto Superior de Segurança Pública (Netpol) no podcast El Panda Inversor. «Quando se deixa a chave na fechadura, do lado de fora, com um potente íman de neodímio, é possível girar a chave e abrir a porta sem danificar nada», acrescenta ele num vídeo no TikTok.
Ele garante que essa é uma prática tão comum que até mesmo a Polícia Nacional a recomenda a algumas vítimas de roubos em residências. O especialista alerta que isso é um grave erro, pois é o mesmo que deixar a porta de casa aberta.
Em alguns países, é proibido deixar a chave dentro de casa
O especialista em segurança explicou que, em muitos países, é proibido fechar a porta de casa deixando a chave virada na fechadura. «Na maioria dos países europeus, isso é proibido. Um cilindro simples, se deixar a chave dentro e a girar, não permitirá que a porta seja aberta do lado de fora», afirma ele no podcast.
Se tiver uma situação de emergência e precisar de abrir a porta do lado de fora, não poderá usar uma chave mestra simples ou qualquer outra ferramenta para girar a fechadura. Os serralheiros terão de usar um íman potente, o que não é uma prática comum.
«Uma vez tive de abrir uma casa onde uma senhora idosa tinha caído e os seus filhos não conseguiam entrar porque a chave estava na fechadura», explicou o especialista. Os profissionais perdem um tempo precioso a tentar entrar na casa em caso de emergência.
Samuel recomenda usar fechaduras com dupla trava para maior segurança ou fechaduras prioritárias, que permitem abrir a porta por fora, mesmo que a chave esteja dentro. Outra alternativa são as fechaduras inteligentes com códigos de acesso com senha ou sistemas biométricos, como reconhecimento facial ou impressões digitais.