Os hábitos de consumo evoluem com o tempo, refletindo como cada geração adapta as suas prioridades e hábitos financeiros a diferentes condições.
Contrariando o estereótipo da juventude despreocupada, parte da Geração Z demonstra que sabe gerir o seu dinheiro de uma perspectiva diferente. Eles cresceram em um ambiente de crise económica, inflação e digitalização e tornaram os aplicativos financeiros, os investimentos em plataformas acessíveis e o consumo consciente em ferramentas do dia a dia.
Ali Zane é um conhecido especialista na área de recuperação de crédito, especializado em decisões éticas, apoio jurídico e educação financeira. Num artigo recente, Zane reflete sobre como esta geração gere as suas finanças: «Às vezes, isso coincide e, às vezes, difere radicalmente das gerações anteriores. A Geração Z revolucionou a gestão do dinheiro, combinando tecnologia com praticidade de maneiras que as gerações anteriores raramente poderiam imaginar», começa ele.
Hábitos financeiros da Geração Z
Orçamentação e acompanhamento de despesas. Esta é uma prática que lhes permite tomar decisões financeiras mais sensatas e evitar gastos desnecessários. Para isso, eles usam ferramentas digitais que lhes permitem controlar as despesas e estabelecer metas de poupança.
Investimentos, poupanças e emprego. A geração Z tem acesso à educação financeira. Um estudo da YouGov revelou que 42% dos jovens possuem criptoativos. Eles também aprenderam a trabalhar como freelancers e a ter um segundo emprego. Outra característica deles é que dão prioridade às poupanças para o futuro, criando fundos de reserva ou planos de pensão.
Num mundo onde a tecnologia muda constantemente as regras do jogo, a adaptação às mudanças e a previsão de tendências são a chave para o crescimento financeiro.
Tecnologias aplicadas às finanças. Eles usam aplicativos de investimento e alertas móveis para não perderem os prazos de pagamento das contas. Patrick McDermott, vice-presidente executivo da Max Cash, afirma que a geração Z pode gerir todos os aspetos das suas finanças com apenas alguns toques no ecrã do telemóvel.