A «beleza dourada» foi encontrada por um casal durante uma excursão na Austrália e hoje fascina colecionadores e especialistas em minerais.Uma pepita de ouro encontrada por um casal em 1979 será leiloada por um milhão de dólares. Durante uma excursão com o seu detector de metais em Kalgoorlie, Austrália, John e Frances Aggiss fizeram uma descoberta surpreendente: uma enorme pepita de ouro, que recebeu o apelido de «Beleza Dourada» e deixou especialistas e colecionadores maravilhados.
Eles nunca imaginaram que o seu hobby os levaria a encontrar uma peça de ouro com quase 19 centímetros de largura e mais de quatro quilos. Essa descoberta ocorreu em 1979 e, quase meio século depois, a «Belleza Dorada» (Beleza Dourada) foi leiloada na Heritage Auctions em 23 de abril, com um lance inicial de mais de 400 mil dólares.Desde então, o valor desta peça extraordinária tem subido ao longo do leilão e tudo indica que continuará a subir. «Todas as formas de ouro em bruto garantem, em geral, um valor muito superior ao seu peso em ouro.
As pepitas de ouro representam o ouro nativo na sua forma mais natural e oferecem uma oportunidade única de possuir, preservar e apreciar o metal precioso numa forma altamente colecionável e estética», explicou Craig Kissick, vice-presidente da área de Natureza e Ciência da Heritage Auctions.Pepita de ouro encontrada por um casal em 1979 será leiloada por um milhão de dólares Kissick também destacou o valor simbólico e material do achado: “O ouro sempre foi muito popular, em parte devido ao seu valor puro e beleza, mas também porque é extremamente raro.”
Preço atual e leilão
A beleza dourada ainda está disponível para aqueles que estão dispostos a pagar uma quantia considerável. No site da Heritage Auctions, o lance mínimo para este metal cobiçado é de 918 750 dólares, o que é destacado por um botão laranja chamativo. Com este preço inicial, não é difícil imaginar que esta peça possa ser vendida em breve por um milhão de dólares.Na plataforma da renomada casa de leilões dos EUA, a peça é descrita como uma pepita de ouro que «tem um tamanho impressionante, com o seu peso de 4.520,5 gramas e a sua magnífica coloração dourada com uma pátina laranja-avermelhada, que corresponde aos depósitos de argila ferrosa na Austrália Ocidental, de onde é originária». Como se a raridade de um exemplar como este não fosse suficiente, esta representação do metal precioso numa forma já de si rara é magnífica, com uma forma exótica, uma estrutura incrível e texturas variadas que revelam algumas arestas derretidas.