A joalharia Novecento by Heritage, especializada na compra, venda e avaliação de joias, tornou-se uma das contas mais populares do TikTok graças às recriações que faz de situações delirantes e reais que vive com alguns dos seus clientes.
A última está a causar sensação nas redes sociais com cerca de 60 000 «gostos». O protagonista é um cliente que foi lá pensando que tinha uma luva de cavalheiro, mas na verdade tinha outra coisa igualmente valiosa.
Uma das coisas mais impressionantes da história é que ele apareceu na loja com a joia embrulhada numa luva de látex. «Desculpe, não tinha outro saco. Não está usado, eh“, desculpa-se.
”Isto é o que os cavalheiros usavam, foi o que me disse o ChatGPT“, afirma, enquanto o joalheiro o corrige: ”Não, isto é uma bolsa. Sim, sim, com certeza. O que acontece é que é feita de malha. É a malha que você me diz que os cavalheiros usavam na Idade Média, mas é uma bolsinha”.
@novecentoheritage Este cliente vino pensando que tenía un guante de caballero, pero en realidad tenía otra cosa igualmente de mucho valor.
♬ sonido original – Novecento by Heritage – Novecento by Heritage
O profissional faz o cliente perceber que tem valor, em qualquer caso, porque é antigo e é feito de ouro. «É uma malha toda entrelaçada. Se reparar, é como uma corrente», explica-lhe antes de fazer os cálculos e indicar-lhe que tem um valor de 6500 euros.
«Vendido», diz o homem, que comemora o facto de o ChatGPT lhe ter dito que o valor da peça seria de cerca de 200 euros. No final, o joalheiro acaba por perguntar: «O luva, deito fora?» E o cliente apressa-se a guardá-la: «Não, é para mim».
Entre as reações, destaca-se a de um utilizador que avisa: «Quando conhecer alguém que começa com uma frase: “Mas foi isso que o ChatGPT me disse”, fuja rapidamente dali».
«Hoje em dia, com o ChatGPT, as pessoas ficam mais burras, a sério, pensam que o que ele diz é verdade, quando na verdade o que ele diz não é 100% verdadeiro. Houve um caso em que um homem perdeu a sua pensão de reforma por ter dado ouvidos a ele».