A Comissão Europeia atualizou a lista de espécies exóticas invasivas, cujo cultivo em casa é proibido sem autorização. Entre outras, foi incluída na lista uma planta muito popular.
Muitas pessoas têm-na no seu jardim. Qual é a punição prevista?
De acordo com o site da Direção-Geral do Ambiente, as espécies exóticas invasivas (EEI) são «plantas, animais, agentes patogénicos e outros organismos que não são nativos dos ecossistemas e podem causar danos ao ambiente ou à economia, bem como afetar negativamente a saúde humana». Por esse motivo, a Comissão Europeia atualiza regularmente a lista de plantas que podem ter um impacto negativo no ecossistema. Recentemente, foi adicionada à lista uma nova espécie que pode não agradar a muitos checos. Muitas pessoas têm-na no seu jardim.
Espécies exóticas invasivas: lista. Adicionadas novas plantas
Em 17 de julho de 2025, a Comissão Europeia alterou o Regulamento Executivo (UE) 2016/1141 com o objetivo de atualizar a lista de espécies exóticas invasivas que representam uma ameaça para a União. A lista inclui, entre outras, a Delairea odorata, mais conhecida como hera alemã ou hera do Cabo. Ela cresce naturalmente nas margens das florestas, ao longo de estradas e rios. Não é uma trepadeira lenhosa com folhas finas, brilhantes e lobadas, mas durante a floração, ou seja, no final do inverno e início da primavera, surgem pequenas flores amarelas com um aroma doce e agradável.
Tem um aspecto muito impressionante, mas agora o seu cultivo em casa será proibido. É uma planta que cobre os ramos de árvores baixas, bem como pequenos arbustos. Em condições climáticas favoráveis, cresce muito rapidamente, impedindo o desenvolvimento livre e equilibrado de outras espécies.
O que fazer com uma espécie invasora? É melhor livrar-se dela rapidamente
É importante lembrar que a violação das regras relativas às espécies exóticas invasoras é severamente punida. A venda, transporte ou armazenamento de plantas incluídas na lista sem autorização pode resultar em multas de até um milhão de euros e, em casos extremos, prisão de 3 meses a 5 anos. As pessoas que têm plantas invasivas no seu jardim são obrigadas a eliminá-las o mais rápido possível.