A empresa Barrick apresentou uma análise atualizada que projeta o depósito Fourmile entre os dez maiores produtores de ouro do mundo. Onde fica.
A mineradora Barrick Gold informou que descobriu um dos maiores depósitos de ouro do século. Em um comunicado à imprensa, a multinacional apresentou os novos estudos que consolidam o projeto Fourmile, localizado em Nevada (Estados Unidos), como uma das descobertas mais significativas.
De acordo com a empresa, a avaliação económica preliminar (PEA) atualizada demonstra uma rara combinação de alta qualidade, escala e potencial de exploração, com capacidade para converter Fourmile num dos principais produtores de ouro do mundo.
Duplicar os recursos de ouro antes do final do ano
“Fourmile está a emergir como um projeto multigeracional”, afirmou Mark Bristow, presidente e diretor executivo da Barrick, durante o Mining Forum Americas em Colorado Springs. O executivo destacou que a empresa espera duplicar os recursos até o final do ano, graças às perfurações em andamento que confirmam extensões de mineralização de alta ley.
O estudo atualizado indica que Fourmile poderia se situar entre os dez maiores produtores de ouro a nível global, com fluxos de caixa operacionais líderes na indústria. “Muito poucos projetos no mundo oferecem essa combinação de grau, escala e fluxo de caixa. Fourmile tem o potencial de redefinir a curva de custos do setor”, acrescentou Bristow.
A empresa espera duplicar os recursos até o final do ano, graças às perfurações em andamento que confirmam extensões de mineralização de alta ley.
Entre os fatores destacados, a Barrick ressaltou a geometalurgia favorável do depósito: ao contrário do projeto Goldrush, localizado nas proximidades, grande parte da mineralização em Fourmile é do tipo simplesmente refratária, o que facilita o seu processamento nas instalações existentes da Nevada Gold Mines e reduz os custos de capital.
Simon Bottoms, vice-presidente de Recursos Minerais e Avaliação, especificou que o PEA projeta uma produção média anual de 600.000 a 750.000 onças de ouro, com baixas taxas de extração de 1,5 a 1,8 milhões de toneladas de minério por ano. Segundo o executivo, cerca de 80% do depósito corresponde a uma zona de brechas de alta ley, o que aumenta ainda mais o valor do projeto.
Mais perfuração
Olhando para o futuro, a Barrick planeia intensificar a exploração com mais de 20 equipas de perfuração até 2026 e um programa de 370 quilómetros de perfurações à superfície e 80 quilómetros subterrâneas até 2028. Paralelamente, avança com a licença para o desenvolvimento subterrâneo Bullion Hill, que começaria em 2026, e com a ligação ao projeto Goldrush até 2029.
«Fourmile e os nossos outros projetos de crescimento refletem como a nossa estratégia de ativos Tier One nos distingue na indústria e evidenciam o enorme potencial que ainda temos pela frente», concluiu Bristow.