Um país asiático tem uma das maiores jazidas de ouro do mundo, o que pode reconfigurar o mapa da produção aurífera. O ouro é uma ferramenta financeira fundamental para os países devido ao seu alto valor e referência como estabilidade financeira e reserva. Por esse motivo, muitas nações procuram explorar esses tipos de jazidas para fortalecer a sua economia e se tornarem potências.
Agora, um país desconhecido do centro da Ásia descobriu uma mina que guarda cerca de 4,6 milhões de toneladas de ouro. Dessa forma, a sua produção poderia se posicionar como uma das novas gigantes a nível mundial e reconfigurar o mapa desse mercado milionário.
O país com milhões de toneladas de ouro que poucos conhecem
Existe um enorme depósito de ouro chamado Altyn Tor, na região de Naryn, no Quirguistão. Neste local, a empresa mineira indiana Deccan Gold Mines iniciou as suas operações, o que marca a primeira incursão no estrangeiro de uma empresa do seu país neste tipo de jazidas.
O jazigo Soltan Sary estende-se por 300 km com condições climáticas complicadas devido à sua altitude de 3000 metros.
A filial local da Deccan, Avelum Partners LLC, será responsável pela produção, uma vez que detém uma participação de 60% na mina. Espera-se que em outubro de 2025 comecem a fabricar lingotes de ouro.
Como é este jazida de ouro?
As primeiras avaliações geológicas da mina estimam que existam mais de 4 milhões de toneladas. No entanto, destacam-se as condições climáticas adversas da zona, que se encontra a 3300 metros de altitude, de acordo com o que foi informado pelo The Times of Central Asia.
Trata-se de uma fonte de metal pertencente a um jazigo de ouro maior de Solton-Sary, que foi descoberto na década de 1940 por geólogos soviéticos.
A atividade mineira nesta zona esteve ativa desde 1990 até ao início dos anos 2000, quando foi suspensa devido à falta de investimento.
A importância deste jazigo para a Índia e o Quirguistão
O novo projeto de mineração servirá a ambos os países, que se beneficiarão com esta exploração. A produção prevista é de 1,2 gramas de ouro por tonelada, devido à lei quirguiz que o estabelece, o que representará cerca de 60 toneladas de reservas por ano.
Com este projeto, a Índia passaria de ser apenas um consumidor a tornar-se um dos maiores produtores de ouro do mundo. No caso do Quirguistão, a sua produção é estimada em 23,6 toneladas por ano e ocupa a 34ª posição a nível mundial, de acordo com o Conselho Mundial do Ouro.
Após o anúncio da Deccan Gold Mines sobre a sua expansão internacional, a empresa teve um aumento considerável nas suas ações. Vale ressaltar que é a única empresa de mineração de ouro listada na bolsa de valores da Índia.
Qual país produz mais ouro no mundo?
De acordo com a lista do Conselho Mundial do Ouro, o ranking dos maiores produtores de ouro é liderado pelas principais potências mundiais:
- China: 380 toneladas por ano
- Rússia: 330
- Austrália: 284
- Canadá: 202,1
- Estados Unidos: 158
- Gana: 140,6
- México: 140,3
- Indonésia: 140,1
- Peru: 136,9
- Uzbequistão: 129,1.