A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos encontrou uma nova fonte deste valioso recurso natural.
O ouro é um dos minerais preciosos mais cobiçados atualmente. Durante o Antigo Egito, era considerado um símbolo de poder divino e eterno, até se tornar hoje sinónimo de riqueza, segurança financeira e luxo. A NASA encontrou a maior reserva de ouro do mundo, com mais de 20 milhões de toneladas.
Atualmente, o ouro é utilizado tanto como moeda financeira para investimentos, como em joalharia e até na criação de peças de tecnologia. A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos revelou onde se encontra a maior reserva de ouro, o que abre a possibilidade do desenvolvimento da mineração espacial.
Esta descoberta também levanta questões e desafios em relação às consequências económicas e ambientais que a sua extração poderia implicar.
Não é no espaço: onde está a maior reserva de ouro do mundo
De acordo com as informações divulgadas pela NASA, a maior reserva de ouro conhecida até agora não se encontra numa mina terrestre, mas sim no oceano. As águas oceânicas albergam até 20 milhões de toneladas de ouro dissolvido em concentrações extremamente baixas.
Segundo as estimativas, cada litro de água contém apenas 0,00000005 gramas de ouro, ao contrário da superfície terrestre, onde este mineral se acumula em veios ou jazidas. Isto torna-se um desafio técnico e económico ainda por resolver, pelo que a sua extração se torna inviável.
Como extrair 20 milhões de toneladas de ouro
A recuperação de todo este volume de ouro é um desafio sem precedentes, uma vez que os métodos tradicionais de mineração não podem ser aplicados às condições subaquáticas, pois o mineral não se encontra em estado sólido nem concentrado em depósitos específicos.
As tecnologias disponíveis até agora para este tipo de trabalho têm-se revelado insuficientes para recuperar o ouro. Assim, os especialistas propõem o desenvolvimento de nanofiltros e processos químicos avançados que permitam capturar o ouro sem causar danos ambientais.