O casal proprietário decidiu fazer uma mudança radical na sua cozinha sem ter praticamente nenhum orçamento. A cozinha de Andrew e David era a típica cozinha antiquada, feia e com cores bastante insossas. E era evidente que precisava de uma reforma urgente. Para a renovar, poderiam ter optado por uma reforma integral. Mas, em vez disso, decidiram poupar dinheiro e apostar na criatividade para conseguir essa transformação radical. E para o conseguir, gastaram apenas cerca de 542 dólares, o que equivale a pouco menos de 500 euros.
A cozinha original era o típico exemplo do que os anglo-saxões chamam de “builder-grade”: funcional, mas sem personalidade, com acabamentos neutros e em cor de madeira. Essa combinação, juntamente com a disposição, apresentava um ambiente frio e monótono.
Como eles fizeram a mudança nesta cozinha sem gastar quase nada
Para começar, o casal decidiu eliminar os armários superiores da frente da cozinha para criar um efeito de amplitude e luminosidade. Em seu lugar, instalaram prateleiras abertas e contínuas ao longo de toda a parede.
Nos armários da parte inferior da cozinha, removeram o revestimento em carvalho claro, uma vez que estava a começar a descascar. Para o fazer, utilizaram um secador. Depois, lixaram as portas, aplicaram uma camada de primário e, finalmente, pintaram-nas num tom cinzento esverdeado quente. Esta mudança cromática é, sem dúvida, um dos elementos mais impactantes de toda a reforma.
Também colocaram portas da mesma cor para esconder o frigorífico. Para cobrir a máquina de lavar roupa branca, o casal confeccionou uma saia de linho, o que confere ao conjunto um aspecto muito rural.
Para cobrir os azulejos antigos da parede, instalaram painéis de madeira brancos com linhas verticais, o que ajuda a tornar a cozinha mais elegante e alongada. Além disso, a bancada antiga foi substituída por uma nova em carvalho.
Ideias para replicar na sua cozinha
Se o seu orçamento é limitado:
- Mude a cor das paredes e dos armários para tons quentes, como creme ou bege torrado
- Procure eletrodomésticos vintage em mercados de segunda mão.
- Adicione têxteis: cortinas, saias para eletrodomésticos, cortinados…)
- Use vinis para cobrir os azulejos antigos.
Se puder investir um pouco mais:
- Aposte em bancadas de madeira natural (mais económicas do que a pedra natural).
- Troque os puxadores dos móveis por outros com um toque vintage.
- Incorpore elementos de vime ou rattan para dar textura.